Manifestações em defesa da educação pública e contra Bolsonaro ocorrem em todo país. Atos foram chamados por entidades estudantis e sindicatos. Mobilização mostra a política de destruição do governo na área da educação.
Da Redação
BRASIL – Hoje (18), milhares de pessoas saíram às ruas contra os cortes na educação e o governo Bolsonaro em dezenas de cidades pelo Brasil. As manifestações foram convocadas por entidades estudantis e sindicatos de profissionais da educação.
No início de outubro, o governo Bolsonaro cortou 1 bilhão de reais do orçamento das universidades e institutos federais. O confisco da verba ameaça paralisar o funcionamento das instituições pois faltará dinheiro para pagar as contas básicas e os trabalhadores terceirizados.
No Rio de Janeiro, milhares de pessoas se manifestaram no Centro. O ato contou com a presença do ex-candidato à presidência Leo Péricles (UP).
“Esta manifestação é fundamental para a derrota do fascismo nas urnas no dia 30 e principalmente nas ruas. Bolsonaro e sua gangue de milicianos tentam dominar as ruas para tentar impor um golpe no nosso país. Por isso, é fundamental irmos às ruas para acabar com o fascismo no Brasil.”, afirmou Péricles.
Atos aconteceram em diversas cidades
Em São Paulo, os manifestantes se reuniram na Av. Paulista e mostraram indignação contra os cortes na educação e pediram o fim do governo. “Queremos o fim desse governo negacionista que está há 4 anos tentando destruir a educação pública”, afirmou Isis Mustafá, diretora da União Nacional dos Estudantes, presente no ato em SP.
No Nordeste, houve manifestações em Recife, Natal, Salvador, Fortaleza, Petrolina e em várias outras cidades. No Sul, os atos aconteceram em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, além de cidades do interior. Também tiveram mobilizações em Brasília, Goiânia e outras cidades do Centro-Oeste.
Para a Coordenadora Geral da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET), presente no ato em São Paulo, a mobilização de hoje “mostrou que é possível barrar os retrocessos e garantir o direito à educação pública, gratuita e de qualidade. Mas só conseguiremos avançar de vez nessa pauta quando derrotarmos o fascismo e Bolsonaro.”
HELP HELP: Vamos acabar com estes fascistas de desgoverno que é o Tarcísio e principalmente o RENATO FEDER (ricão queria mudar para Pinheiros com a justificativa que o prédio Caetano de Campos estava caindo – mentira os bombeiros e a defesa civil desmentiram – só está necessitando de reforma que desde o Rossieli não o fez), agora estão implantando a pior educação do mundo em SP trazendo o modelo do Paraná, denuncio aqui que este Secretário junto com o Governador (não sabia nem onde ficava a Praça da Sé) estão por mudar radicalmente toda a estrutura da Educação de SP, está prestes para ser publicado a nova reestruturação (corre tudo em segredo) e os cargos comissionados também irá ter grandes mudanças com extinção e criação de novos cargos, sendo que toda semana tem nomeações em comissão para pessoas que vem do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal tudo apadrinhados destes políticos empresários sem vergonha, e não tem nenhum interesse em investir em Concursos Públicos porque sabe que as pessoas efetivas denuncia suas falcatruas, já os comissionados tem que fazer o que ele manda mesmo estando errado ou venha dá problema lá na frente e é o que estamos vendo a educação indo pro espaço.
E digo mais uma coisa, apesar que tem muita coisa erradas lá, uma dessas é a contração de diversos Consultores pagando uma grana tremenda (ao qual eu levaria uns 3 anos trabalhando para ter o que eles recebem), tudo isso dizem que é para mapear a nossa rede e entender como funciona, pois não entendem nada e estão desesperados para mudar toda a nossa estrutura, ao qual ainda só não conseguiu porque tem diversas legislações regulamentando, porque se não fosse isso já estaria destruída e aí já ia querer privatizar para levar bilhões de reais para eles.
Denuncio aqui para que vocês saibam que tem vários coordenadores de coordenadorias e diretores sem experiência nenhuma vindo de outros estado PR, RJ, MG e DF que ingressaram derrubando pessoas de carreira que atuava na rede há anos, pessoas essas que nunca atuaram na rede entram ganhando uma fortuna sem saber nada e os servidores que se lasquem que tem resolver os maiores problemas, sendo que antes quem resolvia em conjunto era os superiores, agora os servidores trabalham igual camelo e essas pessoas apenas assina, se tiver errado a responsabilidade recai nos servidores e não mais nos superiores que deveria ser os responsáveis pois é eles que deveriam ter todo o conhecimento e não culpar o servidor e sim orientar e ensinar.
Chega, tem muita coisa errada que não dá para expor aqui, mas não vamos deixar barato, vamos tirar fora este governo, vamos denunciar estes fascistas que só pensam neles.