UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

ARES-ABC realiza encontro de estudantes e convoca seu 4° Congresso

No dia 16 de dezembro de 2022, aconteceu o Encontro Regional de Estudantes Secundaristas do Grande ABC, com a presença de 70 estudantes representando escolas da região.

Giovanna Dias e Lucas Samuel


SANTO ANDRÉ (SP) – O encontro foi realizado pela Associação Regional dos Estudantes Secundaristas do Grande ABC (ARES-ABC)  com o intuito de debater sobre a situação da educação no nosso país e na região do ABC, com discussões sobre a reforma do ensino médio, o passe livre irrestrito e a luta pelo grêmio livre.

O evento contou com a presença de diversos convidados para aprofundar a discussão e compor as mesas e debates. Na mesa de abertura, pode-se ouvir a intervenção do professor Ricardo Alvarez, atual vereador de Santo André pelo PSOL, da estudante Madu representando a Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AERJ) e da vereadora de São Caetano do Sul e da Bruna Biondi, representando o mandato coletivo de mulheres por mais direitos. Para além disso, também intervieram na primeira mesa o professor Mario representando a subsede da APEOESP em Diadema, a Luiza Fegadolli, que falou em nome da Casa Helenira Preta e a professora Karol Vilela, que representou o Movimento Luta de Classes (MLC). Os convidados saudaram a disposição de luta dos estudantes, abordaram sobre os ataques à educação que tiveram esse ano feitos pelo governo de Bolsonaro e os desafios que teremos no próximo ano.

CONCENTRAÇÃO. Jovens acompanharam com atenção as falas dos(as) convidados(as) (Foto: Reprodução/ARES-ABC).

A mesa de abertura foi finalizada com uma fala emocionante feita pelo diretor Felipe Manfredini de retrospectiva das lutas que a ARES tocou nesse ano: “Mobilizamos contra as tentativas de golpe militar encabeçado por Jair Bolsonaro, lideramos manifestações e palestras dentro das escolas contra os assédios às mulheres e pobreza menstrual, lutamos pela merenda de qualidade quando larvas foram encontradas no almoço dos estudantes, realizamos importantes passeatas contra o aumento das passagens de ônibus, travamos manifestações e palestras culturais antirracistas, participamos do 44º Congresso da UBES, construímos diversos eventos promovendo lazer e cultura envolvendo cinema, skate, oficina de cartazes e rodas de poesias, para além de construir uma Plataforma Eleitoral entregue para candidatos à presidência, governadores e deputados estaduais e federais com mais de 90 propostas” concluiu Felipe.

Logo após, deu-se o início a mesa de conjuntura, com a participação da Amanda Bispo, que foi candidata à deputada estadual esse ano e é membra do Diretório Nacional da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), e da Isabelle Vaz, diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) pelo movimento Rebele-se e também diretora da ARES-ABC. Nessa mesa os estudantes puderam intervir com sua opinião sobre a dura realidade que vivem hoje com o Novo Ensino Médio, os assédios às mulheres nas escolas, a repressão sofridas pelos grêmios por parte de diretorias autoritárias, a lgbtfobia, etc. 

Em seguida, aconteceram três mesas de debate simultâneas, sendo elas: Reforma do Ensino Médio com a presença do professor e pesquisador Fernando Cássio e da professora Karol Vilela; Passe Livre Irrestrito com a participação do Edão da Batalha da Matrix e do Movimento Luta de Classes metroviários; e Pelo Grêmio Livre com a participação da Amarílis, militante da Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico (FENET) e da Madu, 1º tesoureira da AERJ. 

DISPOSIÇÃO. Estudantes presentes no encontro saíram motivados para envolver mais grêmios até o congresso da entidade (Foto: Reprodução/ARES-ABC).

O evento foi encerrado com a leitura da proposta de Carta Final do Encontro Regional, que abordou sobre a conjuntura e nossas próximas lutas, e com muita animação foi convocado o 4º ConARES para março de 2023! Após isso, foi apresentada a proposta de recondução da diretoria executiva da entidade até o congresso, em que foi aprovado Vitor Zack como tesoureiro, Isabelle Vaz como secretária geral, Giovanna Dias enquanto vice-presidente e Felipe Manfredini para presidente. O encontro foi finalizado com os estudantes vibrando com as propostas aprovadas e cantando as palavras de ordem da entidade. Depois do encerramento das mesas, os estudantes ainda fizeram um amigo secreto para confraternizar e celebrar esse ano de muita luta!

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes