UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

União Cabofriense dos estudantes completa 10 anos no seu Conselho de Entidades de Base

Em comemoração aos 10 anos da entidade, a UCE (União Cabofriense dos Estudantes) celebrou seu Conselho de Entidades de Base (CEB) no dia 24 de agosto com a participação expressiva de 18 escolas e 4 universidades do município. O CEB serviu para organizar a luta dos estudantes na cidade visando o passe livre e mais investimento nas escolas.

Isabelle Salim e Igor Vellekopf | Cabo Frio (RJ)


EDUCAÇÃO No dia 24 de agosto, ocorreu o Conselho de Entidades de Base da União Cabofriense dos Estudantes. O CEB da UCE teve como principais pautas a continuidade pela luta do passe livre para os estudantes secundaristas e universitários de Cabo Frio. 

Os estudantes têm travado inúmeras batalhas para conseguir o direito de transporte gratuito e assim também garantir a permanência dos estudantes nas escolas e universidades da cidade. 

O Conselho de Entidades de Base da UCE contou com a presença de estudantes de escolas municipais, estaduais e de universitários da região que totalizaram a participação de 18 escolas e 4 universidades que compartilharam suas realidades. Além disso, foi um importante espaço para denunciar os absurdos pelos quais os estudantes são obrigados a passar para poderem ter o direito de estudar. Salas sem estrutura e caindo aos pedaços, casos de racismo e homofobia dentro de escolas e universidades, a falta do cumprimento do poder público em efetivar a lei do passe livre e etc.

Outra pauta muito importante levantada no CEB foi a da luta contra o Novo Ensino Médio (NEM) que vem ameaçando a qualidade da educação no país inteiro e que afeta de forma severa as cidades do interior.

Dez anos de luta

“A juventude cabofriense se somou nesse CEB para colocar as nossas reivindicações, mas para além disso poder se organizar para conquistar cada vez mais aquilo que é nosso por direito. Estamos muito felizes por fazer parte desses 10 anos de história, lutas e conquistas. Daqui para frente temos uma tarefa urgente que é a de cobrar a efetivação do passe livre universitário e garantir que os estudantes possam acessar a sala de aula.” Disse a presidente da UCE Isabelle Salim, em depoimento pro Jornal A Verdade.

Este CEB marcou os dez anos de luta da União Cabofriense dos Estudantes, que nestes dez anos apoiou e organizou diversas mobilizações pela melhoria da educação pública e pelos direitos dos estudantes da região. 

Por fim, os estudantes aprovaram uma carta pelo passe livre universitário já prometido e aprovado na câmara da cidade e encerraram com a  reformulação da diretoria da importante entidade que há dez anos não para de luta

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes