UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Militantes da UJR organizam doação de sangue em MT

Militantes da UJR organizam doação de sangue entre os coletivos para somar na solução da crise sanguínea no estado como uma atividade da jornada de trabalho “Seremos Todos Como Che.”

Ana Pistori | Cuiabá


JUVENTUDE – No último dia 31, o Hemocentro de Mato Grosso, único banco de sangue público do estado, alertou sobre uma possível crise na reserva de sangue, devido à queda na quantidade dos tipos sanguíneos O+, B+, O-, A- e AB-.

Sabemos que, no Brasil, a doação de sangue é uma política que depende muito do altruísmo e do voluntariado. Entretanto, manter o abastecimento do banco de sangue do Hemocentro é essencial para salvar diversas pessoas que esperam por transfusão nas filas do SUS do nosso estado. 

Assim, ao redor do país, hemocentros orientam que se mantenha uma constância na doação de sangue: homens de 16 a 69 anos podem doar 4 vezes ao ano, com intervalo de 2 meses entre cada doação, e mulheres com a mesma faixa etária podem fazer até 3 doações por ano, com a diferença de 3 meses entre cada doação.

De modo geral, as orientações são as mesmas: você precisa de um documento com foto, se sentir bem de saúde, não estar com uma IST, pesar mais de 51 KG e ter se alimentado e dormido bem no período de 12h anteriores à doação. Assim, entre em contato com o hemocentro da sua região e faça seu agendamento.  

Para atender ao contexto do Mato Grosso, organizamos a doação de sangue nos coletivos como uma das atividades da jornada nacional de trabalhos da União da Juventude Rebelião “Seremos Todos Como Che, sob o pressuposto de que a militância precisa estar onde o povo precisa que estejamos.    

Essa é a primeira atividade da jornada de Mato Grosso, mas já serviu para que pudéssemos exercer um pouco do exemplo que o camarada Che Guevara nos deixou como legado: a abnegação e a solidariedade para com o povo que está a nossa volta.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes