UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Lançamento do livro “O Ministro Che Guevara” reúne centenas de pessoas no Rio de Janeiro

Com a presença do autor, Tirso W. Saenz, o evento realizado no Rio de Janeiro contou coma presença de mais de 150 pessoas. O livro “O Ministro Che Guevara” é uma importante obra para compreender o período de consolidação da Revolução Cubana, seus desafios e a forma com que Ernesto Che Guevara atuou com abnegação e espírito revolucionário na construção do socialismo.

Igor Marques | Redação RJ


Na última quarta-feira (29/02), ocorreu na capital fluminense o lançamento do livro “O Ministro Che Guevara: testemunho de um colaborador”, publicado pelas Edições Manoel Lisboa e de autoria de Tirso W. Saenz. A cerimônia de lançamento contou com a presença do autor e de centenas de pessoas no auditório do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), no centro da cidade.

Tirso Sáenz foi vice-ministro das Indústrias de Cuba no período em que Che Guevara atuou como ministro da mesma pasta. Ele também é autor de mais de 30 outras obras e atuou em diversos órgãos da administração cubana, sendo presidente da Comissão Nacional para o Uso Pacífico da Energia Atômica e da Comissão Nacional para a Proteção do Meio Ambiente, vice-presidente da Academia de Ciências e professor do Instituto Politécnico. 

O evento teve a participação de centenas pessoas e contou com saudações da Unidade Popular, da União da Juventude Rebelião (UJR), do Partido Comunista Revolucionário (PCR) e da Associação Cultural José Martí, organização que promove a amizade e solidariedade entre os povos de Brasil e Cuba.

Evento contou com a participação de mais de 100 pessoas. Foto: Marcela Werneck (JAV/RJ). che

“O Ministro Che Guevara: testemunho de um colaborador”

Em seu livro, o autor narra a construção do processo revolucionário cubano e a atuação de Che Guevara enquanto ministro e revolucionário. A obra é um rico documento histórico para compreender o período de consolidação da Revolução Cubana, seus desafios e a forma com que Ernesto Che Guevara atuou com abnegação e espírito revolucionário na construção do socialismo.

No período pré-revolucionário, Cuba sofria com alto índice de analfabetismo, grande concentração de terras e uma economia fortemente baseada no setor primário, especialmente com a exportação de açúcar e tabaco. Além disso, grande parte das terras e das poucas indústrias existentes no país eram de propriedade estadunidense.

A construção do socialismo no país passou por grandes desafios, em especial no que se refere à ação predatória do Imperialismo estadunidense na ilha, que, após as estatizações de empresas estrangeiras e a lei de reforma agrária manteve uma política constante de sabotagem a plantas industriais cubanas e impôs um criminoso bloqueio que segue até os dias de hoje.

O evento de lançamento no Rio de Janeiro foi organizado pela União da Juventude Rebelião, que tem como patrono a figura de Che Guevara, por todas as suas contribuições teóricas e práticas ao marxismo e seu firme exemplo de revolucionário. O livro é, então, uma fonte fundamental para compreender a fundo a atuação de Che e a construção do socialismo cubano, que, mesmo sobre os ataques do Imperialismo, empreendeu grandes mudanças na sociedade e é exemplo para os povos de todo o mundo.

Matéria em atualização.

Tirso Saenz junto com a representação da Associação Cultural José Marti. Foto: JAV-RJ
Militância da UJR no Rio de Janeiro compareceu em grande número ao lançamento do livro. Foto: JAV-RJ
Tirso contou um pouco da sua experiência junto a Ernesto Che Guevara, onde afirmou o espírito abnegado e revolucionário do comandante da Revolução Cubana. Foto: JAV-RJ

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes