UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Morre, aos 92 anos, Tirso Saenz, vice-ministro do Che em Cuba

Faleceu, no último dia 1º de março, no Rio de Janeiro, o engenheiro cubano Tirso Walfrido Saenz, ex-vice ministro de Indústrias de Cuba à época de Che Guevara.

Redação 


BRASIL – Tirso estava na capital fluminense para o lançamento da 2ª edição de seu livro “O Ministro Che Guevara – Testemunho de um Colaborador”, publicado pela UJR e pelas Edições Manoel Lisboa, quando passou mal e foi internado. Apesar de todos os esforços da equipe médica, não resistiu a um edema pulmonar e faleceu, aos 92 anos. 

Tirso nasceu em 12 de outubro de 1931, em Havana. Poucos anos após a Revolução de 1959, passou a trabalhar ao lado do Che no esforço de construção econômica do socialismo em Cuba, como descreve em seu livro. Entre as muitas funções que desempenhou na Ilha, foi vice-presidente da Academia de Ciências, presidente da Comissão Nacional para o Uso Pacífico da Energia Atômica e da Comissão Nacional para a Proteção do Meio Ambiente, além de professor do Instituto Politécnico Superior. Também foi autor ou coautor de 37 livros e capítulos de livros e de mais de 70 artigos. Nos últimos anos, morava em Brasília, ao lado de sua companheira Maria Carlota de Souza.

Podemos afirmar, com absoluta certeza, que Tirso viveu uma vida extraordinária. Adorava contar para a juventude as histórias que viveu ao lado do Che. Sua partida é muito dolorosa para todos seus amigos e companheiros de luta. “Ele morreu no caminho da luta, tombou em missão, no cumprimento do seu dever de propagar a revolução, de difundir para as novas gerações a obra de seu comandante, o heroico guerrilheiro Ernesto Che Guevara”, afirmou Katherine Oliveira, da Coordenação Nacional da UJR. 

Para todos que tivemos o privilégio de conhecê-lo e chamá-lo de companheiro, Tirso será sempre um exemplo de firmeza, compromisso e dedicação à revolução cubana. Entrará para a imortalidade e seguirá vivo em cada luta que travaremos daqui pra frente, até a vitória final da nossa causa, a mesma a qual dedicou toda sua vida.

Tirso gostava de contar sua experiência ao lado do comandante revolucionário cubano para a juventude. Foto: JAV

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes