UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 18 de maio de 2024

Cine Baú leva cinema e literatura para mais de 5 mil alunos da Rede Municipal de Ipatinga

Ipatinga foi palco, nesse mês de abril, do Cine Baú, projeto social que aproxima cinema e literatura no ensino. Quatro escolas da cidade receberam estruturas com sistema de som e projeção, além de acervos com mais de 100 títulos literários. 


EDUCAÇÃO – Mais de cinco mil alunos da Rede Municipal de Educação de Ipatinga (MG) já podem contar com as novas ferramentas de aprendizagem oferecidas pelo projeto social Cine Baú.

No início de abril, quatro escolas municipais foram presenteadas com estruturas completas de projeção (projetor e equipamento de som), além de um acervo com 100 títulos da literatura nacional e internacional de variados autores, contendo as mais diversas obras infantis e infantojuvenis, incluindo três livros em braile para usuários com baixa visão ou cegos.

Além dos livros, também foram disponibilizados mais de 30 títulos em audiobook que podem ser acessados através do tablet. Para proporcionar aos alunos a oportunidade de mergulhar no mundo do cinema, o Cine Baú trouxe ainda 75 títulos em DVD incluindo clássicos como “O Pequeno Príncipe”, “Moana”, “Mulan”, “Toy Story”, entre outros.

Realizado pelo Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), com patrocínio da Usiminas, o projeto também incluiu a capacitação de educadores para o aperfeiçoamento das técnicas de contação de histórias e para a correta utilização dos materiais e recursos do Cine Baú.

O objetivo é permitir que as equipes escolares e assistenciais possam aproveitar ao máximo as estruturas, utilizando-as como ferramenta pedagógica na realização de atividades educativas. A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, Valquíria Ferreira dos Santos Cardoso, agradeceu a Usiminas e o Instituto Eco Ambiental e Social pela iniciativa. “Somos muito gratos pelo privilégio que tivemos de receber o Cine Baú. Os materiais e a estrutura estão sendo muito importantes no nosso dia a dia, auxiliando com as atividades de ludicidade, as oficinas de teatro, de arte e de literatura”, afirmou.

Para Mônica Andrade, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Jaime Morais Quintão, o Cine Baú traz novas possibilidades educativas. “Nos sentimos privilegiados por receber o Cine Baú em nossa escola. A estrutura será, sem dúvida, muito bem aproveitada. Trata-se de um trabalho muito bem elaborado, que nos ajuda no processo de incentivo à leitura, o que precisamos fazer a todo tempo. A literatura, o mundo da imaginação, da criatividade, tudo isso é fundamental para o desenvolvimento acadêmico dos nossos alunos. Quero agradecer imensamente a Usiminas, que está sempre envolvida neste tipo de projeto de incentivo à cultura para as nossas crianças”, declarou.

Capacitação e entregas

A capacitação de professores foi realizada no Centro Cultural Usiminas. Já as estruturas foram entregues nas seguintes unidades escolares: Escola do Futuro – Núcleo de Educação Integral; Escola Municipal Professor Mário Casassanta (Ipaneminha); Escola Municipal Everson Magalhães Lage e Escola Municipal Jaime Morais Quintão.

O projeto

O Cine Baú é um projeto inovador que incentiva a leitura, promove a magia do cinema, desenvolve atividades de teatro e educação por meio da doação de acervos literários, filmes, materiais lúdicos e oficinas de capacitação de contação de histórias. O projeto tem como objetivo promover o hábito da leitura, democratizar o acesso ao cinema e promover atividades lúdicas.

Realização

O Cine Baú é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) pelo Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), com patrocínio da Usiminas. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga (MG), por meio das Secretaria Municipal de Educação, do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Para mais informações sobre o projeto acesse www.cinebau.com.br.

Sobre o Instituto Eco Ambiental e Social
O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre o Instituto acessando o site www.institutoeco.com.br.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes