UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Resistência popular ao golpe cresce na Bolívia

Sob gritos de “agora sim, guerra civil!” trabalhadores entram em La Paz para impedir o golpe e Parlamento não consegue se reunir e nomear substituto para Evo Morales. Forças Armadas e policiais tentar criar uma intervenção militar. Suspeitas sobre envolvimento do Brasil e dos EUA no golpe aumentam.

Felipe Annunziata


RESISTÊNCIA – Manifestantes contra o golpe enfrentam polícia em La Paz.

LA PAZ – A população da cidade-satélite de La Paz El Paso ocupou no dia de hoje (11) a capital boliviana. Milhares de trabalhadores entraram na cidade e marcharam em direção ao palácio presidencial para impedir a consolidação do golpe de estado dado ontem por militares, empresários e partidos de direita no governo do presidente Evo Morales. Os manifestantes entraram em La Paz sob a palavra de ordem “Agora sim, Guerra Civil!” e demonstraram que não vão aceitar nenhum governo golpista.

A resistência popular fez com que a sessão da Assembleia Plurinacional para consumar o golpe fosse adiada para esta terça. A vice-presidenta golpista do Senado boliviano, Jeanine Añez, fugiu do prédio do parlamento com a ajuda das forças armadas para local desconhecido, segundo o jornal El Deber. No fim da tarde de hoje indígenas cocaleros (produtores de folha de coca, tradicional no país) cercaram a sede do legislativo com bandeiras whipalas (símbolo do movimento indígena e uma das bandeiras nacionais da Bolívia).

A situação nas últimas horas vem se agravando e já relatos de ao menos 20 feridos em confrontos com a polícia golpista em El Paso. Os policiais, que no fim de semana se rebelaram contra o governo constitucional, pediram ajuda das forças armadas para que interviessem e reprimissem os protestos. Ontem, ainda antes da renúncia de Evo, a Federación de Juntas Vecinales de El Paso (entidade que organiza comitês populares nessa cidade) deu 48 horas para os líderes golpistas Luis Fernando Camacho e Carlos Mesa (segundo colocado nas eleições) saíssem de La Paz.

Nas redes sociais circulam muitos vídeos de passeatas e mobilizações de bolivianos contra o golpe. A resistência popular está impedindo, assim, a consolidação do golpe e aos poucos tem demonstrado condições de resistir e fazer a direita recuar e neste momento impede que se forme um governo golpista apoiado pelo Brasil e pelos EUA.

Suspeitas de envolvimento do Brasil e dos EUA no golpe e a reação internacional

Ainda em maio, segundo jornal O Globo, Luis Fernando Camacho, líder fundamentalista e golpista da Bolívia, se reuniu em Brasília com o ministro das Relações Exteriores do fascista Bolsonaro e pediu ajudo ao governo brasileiro para impedir que Morales se candidatasse novamente a presidente. Já nessa reunião, realizada junto com a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), Camacho pediu ajuda ao ministro para que o Brasil pedisse a OEA (Organização dos Estados Americanos) apoiasse seu intento de impedir a candidatura de Morales.

Como se sabe a OEA, sediada e controlada pelos Estados Unidos, acusou as eleições do fim de outubro de fraudulentas e recomendou nova eleição. Morales atendeu ao pedido e mesmo assim a direita e os militares deflagraram o golpe. Atacaram prédios de familiares e membros do Movimento ao Socialismo (MAS), partido do governo, e de membros do gabinete de Evo Morales e forçaram a sua renúncia e de todos os ministros e do vice-presidente.

Além disso, ainda ontem o americano Noam Chomsky, um dos principais cientistas políticos do mundo, denunciou o governo dos EUA de envolvimento com o golpe. Ele afirmou que a Embaixada dos EUA na Bolívia tinha dois planos para a Bolívia: o plano A era o de realizar o golpe e o plano B era do assassinato de Evo Morales. Não à toa poucas horas depois tanto Brasil, quantos os EUA, comemoraram o golpe na Bolívia e Donald Trump afirmou que este é “um claro sinal” a outros países da região, como a Venezuela.

Quais as motivações desse golpe de estado?

A Bolívia é um dos países mais ricos em recursos minerais e em reservas de gás natural. Recentemente foram descobertas novas reservas de lítio, mineral utilizado na produção de produtos eletrônicos de alto valor agregado, como celulares e computadores. Assim como na Venezuela com o petróleo, os Estados Unidos nunca aceitaram que estes recursos ficassem na mão das populações desses países e sempre buscou intervir para que empresas controladas pelo capital financeiro sediado em seu território explorassem esses recursos.

LEVANTE – Revolta popular em um dos bairros do subúrbio de la paz.

Além disso, embora buscasse conciliar com interesses das elites bolivianas, o governo de Evo Morales sempre se posicionou contrário as intervenções do imperialismo estadunidense na América Latina e também se colocou como oposição as políticas neoliberais que o FMI e outras instituições financeiras defendiam. No entanto, ao renunciar o presidente boliviano possibilitou a consumação do golpe. Mesmo assim a população organizada tem montado barricadas na capital e em outras localidades e impedindo que este se consolide e está se colocando na disposição de enfrentar policiais e militares que já anunciaram que vão intervir militarmente para acabar com qualquer resistência.

Este processo é uma demonstração de que o imperialismo e as elites reacionárias da América Latina não estão satisfeitas com o avanço do movimentos populares na região. Essas oligarquias demonstram que estão dispostas a tudo e mesmo sob pedidos de paz só aplicarão a violência física e econômica com fim de direitos e conquistas dos trabalhadores, como ocorre no Brasil, no Chile e no Equador. A resistência do povo boliviano mesmo após a renúncia do presidente mostra que ainda é possível reverter o golpe e barrar a direita, cabe a todos os povos da América Latina a solidariedade e o apoio ao esforço dos bolivianos nessa hora difícil.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes