UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 23 de novembro de 2024

Eleições municipais são suspensas na República Dominicana

Outros Artigos

As eleições municipais no país caribenho foram suspensas após problemas técnicos no sistema de votação eletrônica. Segundo o Partido Comunista do Trabalho (PCT), porém, há fortes indícios de sabotagem por parte do PLD, partido que há décadas governa o país e que vem sofrendo forte oposição dos setores populares.

Redação
Jornal A Verdade


Foto: Reprodução/Frente Amplio

SANTO DOMINGO – A Junta Central Eleitoral (JCE) da República Dominicana decidiu neste domingo (16) suspender as eleições municipais apenas quatro horas após o início da votação, que ocorria em todo o país. A decisão foi tomada devido a uma suposta “falha no sistema de votação eletrônica”, de acordo com a versão das autoridades locais.

Para o Partido Comunista do Trabalho (PCT), uma das principais organizações de esquerda no país, trata-se de uma tentativa do PLD, partido governista, de sabotar as eleições e impedir sua derrota nas urnas.

“A suspensão das eleições é um fato sem precedentes desde 1962. A perspectiva era de vitória da oposição nas principais cidades. O Partido de la Liberación Dominicana (PLD) seria derrotado nas urnas, e não encontrou outro remédio que não fosse sabotar o processo. A soberania popular foi golpeada”, afirmou Manuel Salazar, secretário-geral do PCT.

Mais de 7,4 milhões de eleitores eram esperados para a votação, em 158 municípios, que ocorreria apenas três antes das eleições presidenciais, marcadas para o próximo dia 17 de maio.

Além dos problemas com o sistema eletrônico de votação, há denúncias de candidatos que não constavam na relação de votação, urnas manipuladas e locais de votação que nem chegaram a ser abertos.  

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes