UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Eleições municipais são suspensas na República Dominicana

As eleições municipais no país caribenho foram suspensas após problemas técnicos no sistema de votação eletrônica. Segundo o Partido Comunista do Trabalho (PCT), porém, há fortes indícios de sabotagem por parte do PLD, partido que há décadas governa o país e que vem sofrendo forte oposição dos setores populares.

Redação
Jornal A Verdade


Foto: Reprodução/Frente Amplio

SANTO DOMINGO – A Junta Central Eleitoral (JCE) da República Dominicana decidiu neste domingo (16) suspender as eleições municipais apenas quatro horas após o início da votação, que ocorria em todo o país. A decisão foi tomada devido a uma suposta “falha no sistema de votação eletrônica”, de acordo com a versão das autoridades locais.

Para o Partido Comunista do Trabalho (PCT), uma das principais organizações de esquerda no país, trata-se de uma tentativa do PLD, partido governista, de sabotar as eleições e impedir sua derrota nas urnas.

“A suspensão das eleições é um fato sem precedentes desde 1962. A perspectiva era de vitória da oposição nas principais cidades. O Partido de la Liberación Dominicana (PLD) seria derrotado nas urnas, e não encontrou outro remédio que não fosse sabotar o processo. A soberania popular foi golpeada”, afirmou Manuel Salazar, secretário-geral do PCT.

Mais de 7,4 milhões de eleitores eram esperados para a votação, em 158 municípios, que ocorreria apenas três antes das eleições presidenciais, marcadas para o próximo dia 17 de maio.

Além dos problemas com o sistema eletrônico de votação, há denúncias de candidatos que não constavam na relação de votação, urnas manipuladas e locais de votação que nem chegaram a ser abertos.  

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes