UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Trabalhadores da SABESP fazem greve e conquistam aumento real

TRABALHADORES DA SABESP FAZEM GREVE E CONQUISTAM AUMENTO REALOs trabalhadores dos serviços públicos essenciais realizaram em 2013 uma campanha salarial unificada que denunciou as privatizações, terceirizações e todos os ataques do governo do PSDB ao povo de São Paulo. Foram muitas paralisações nos locais de trabalho, distribuição de cartas abertas e outras formas de luta com o objetivo de armar a classe para a dura batalha em defesa dos serviços públicos essenciais.

No caso da Sabesp, companhia de Saneamento do Estado de São Paulo, os trabalhadores tiveram que enfrentar a intransigência de empresa que se negou a discutir dois temas fundamentais para a categoria: o fim do salário regional e a volta do Adicional por Tempo de Serviço – ATS.

Diante desse fato, os mais de 15 mil trabalhadores da empresa realizaram uma greve de dois dias que contou com adesão combativa de 90% da categoria. Mesmo com certos limites, a greve teve um papel muito importante, ainda mais considerando que nas duas últimas campanhas salariais não se realizou uma greve nessas proporções, e que a empresa obteve no ano passado um dos maiores lucros de sua história, da ordem 1,9 bilhão.

Os trabalhadores da Sabesp conquistaram um aumento de salarial de 8%, além de reajuste maiores do Vale Refeição, Cesta Básica, Auxílio Creche e gratificação de férias. A greve debateu com todos os trabalhadores a necessidade do salário igual para o trabalho igual, acabando com o salário regional recebido pelos companheiros do interior que é 20% inferior ao salário das regiões metropolitanas.

Não logramos o fim do salário regional e nem a volta do ATS, mas arrancamos o compromisso da empresa em redefinir o salário do interior até fevereiro de 2014. Os trabalhadores aprovaram em assembleia a antecipação da nossa campanha salarial para fevereiro do próximo ano, com o objetivo de pôr fim ao salário regional.

É necessário realizar a luta, a partir de agora, de maneira cotidiana com o objetivo de conquistar nossos direitos e defender a Sabesp pública e de qualidade.

Redação SP

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes