UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Servidores da UFRJ entram em greve a partir do dia 29 de maio

_MG_0603

Em assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da UFRJ (SINTUFRJ), mais de 500 trabalhadores decidiram, ontem (21/05), por unanimidade a adesão da categoria à greve nacional da Fasubra, a partir do dia 29 de maio.

Para o Coordenador Geral do sindicato, Francisco de Assis, o momento é de mobilização. “Devemos envolver toda a categoria para lutar por uma greve que traga mais conquistas. Para isso, precisamos sair da postura de comodismo que muitas vezes impera na greve, e construir as atividades locais e nacionais de mobilização”.

Rafael Coletto, do Movimento Luta de Classes (MLC) e servidor da UFRJ, lembrou da pauta interna de democratização da universidade e defendeu a paridade na ocupação dos cargos de direção da UFRJ. “Acabamos de eleger um Reitor (Roberto Leher) que defendeu abertamente essa proposta. Agora, temos que aproveitar a greve para fortalecer esta pauta, lutando para ocupar mais os espaços de gestão da universidade”, disse.

De modo geral, houve consenso em todas as falas do absurdo que é o governo destinar 45% do Orçamento da União para o pagamento da dívida pública, enquanto faz economia cortando direitos dos trabalhadores e se nega a sinalizar ganhos econômicos para os servidores.

A assembleia também aprovou os eixos principais da greve: estabelecimento de data-base, aumento de 27,3%, paridade entre ativos e aposentados, isonomia de benefícios, fim da EBSERH e aprimoramento da Carreira.

A entrada da UFRJ na greve da Fasubra fortalece o movimento nacional, pois se trata da maior universidade em quantitativo de servidores do país, além de estar vivendo uma forte conjuntura de mobilizações estudantis e de trabalhadores terceirizados. No próximo fim de semana a Fasubra realizará plenária nacional que irá definir a estratégia da paralisação.

Redação Rio

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes