UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

SINDILIMP de Caruaru participa do Dia Nacional de Luta!

O SINDILIMP de Caruaru participou do dia nacional de luta, 10 de novembro, neste  dia foram realizados atos, paralisações e greves em todo o Brasil contra os ataques que vem sofrendo a classe trabalhadora. No caso dos trabalhadores da limpeza urbana em Caruaru-PE, a categoria já vinha sofrendo com os salários atrasados a cerca de 10 meses e por este motivo paralisaram os trabalhos da coleta de lixo das 5h até as 07h30 da manha na garagem da empresa Locar.

Com muita garra e coragem, organizados pelo MLC (Movimento Luta de Classes) e pelo SINDILIMP, dezenas de caminhões da coleta de lixo ficaram enfileirados, diante de uma grande agitação, com palavras de ordem, denuncias, como o crescente e constante assedio moral que a empresa vem fazendo com os trabalhadores e trabalhadoras, das péssimas condições de trabalho, além de mais uma vez atrasar nos pagamentos dos salários e das férias. Vários trabalhadores fizeram uso do carro de som, e colocaram suas indignações diante de tanta intimidação e falta de respeito que estes vêm sofrendo por parte dos patrões da empresa Locar e da prefeitura de Caruaru.

Em seguida, o sindicato, junto com alguns trabalhadores realizaram outro protesto em frente ao setor da prefeitura responsável pela limpeza da cidade, para chamar a atenção e exigir medidas cabíveis para resolver os problemas dos trabalhadores, houve uma reunião entre o sindicato, representantes da prefeitura e a empresa Locar, onde mais uma vez foi colocado a situação de descaso com que a Locar vem tratando as trabalhadoras e os trabalhadores, a exemplo da falta de pagamentos.

Nesta reunião foi tirada uma pauta, onde a empresa se comprometeu de encaminhar para a prefeitura e para o sindicato um termo de compromisso de não mais atrasar os salários, averiguar as denúncias de assedio moral por parte de fiscais da empresa, principalmente as trabalhadoras que trabalham no setor da feira de Caruaru.

Os trabalhadores dos turnos da tarde e noite também paralisaram, desta vez não fazendo a coleta de lixo… Foi com combatividade que foi realizada uma assembléia em frente à garagem da empresa Locar, onde os trabalhadores aprovaram a paralisação contra a reforma da previdência, assedio moral e, sobretudo pelo pagamento imediato dos salários e férias atrasadas. Próximo ao fim da assembléia, os trabalhadores e o SINDILIMP foram informados que os pagamentos tinham sido liberados. Mas os trabalhadores permaneceram ali, em assembléia comemorando juntos ao seu sindicato e companheiros, reafirmando que o pagamento tinha saído não por que a empresa e prefeitura queriam, pois, a proposta dessas, era pagar só dia 15 (feriado) mas sim devido ao acumulo da luta de meses que o SINDILIMP e o MLC vêm travando. Também foi realizada durante todo o dia coleta de apoiamentos a UP (Unidade Popular), onde os trabalhadores assinaram a ficha de apoiamento do novo partido político em formação

Ao final do dia, com certeza todos os trabalhadores que limpam e colocam o que há de mais precioso em si, sua vida, sua força de trabalho para cuidar e limpar a cidade de Caruaru ficaram mais conscientes do seu papel. E “que a única solução para receber seus salários em dia e acabar com os assédios morais, sobretudo com a exploração dos patrões é através da união e organização dos trabalhadores junto ao seu verdadeiro sindicato classista” afirma Antonio Lira, presidente do SINDILIMP/Caruaru.

Redação Caruaru-PE

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes