UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Estudantes expulsam interventor bolsonarista nomeado no CEFET/RJ

Estudantes e professores demonstraram resistência recebendo Maurício Aires Vieira, nomeado diretor do CEFET contra a vontade acadêmica, com palavras de ordem e cartazes repudiando sua vinda.

RESISTÊNCIA – Estudantes impedem interventor bolsonarista de entrar no CEFET/RJ.

RIO DE JANEIRO – O Governo de Bolsonaro decidiu novamente desrespeitar a autonomia de uma Instituição de ensino. Desta vez foi com o CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica) nomeando Mauricio Aires Vieira como Diretor interventor da instituição.

O CEFET passou por uma eleição em maio de 2019. Após a homologação do resultado o candidato de oposição entrou com um recurso em sigilo no MEC (Ministério da Educação e Cultura). Ao invés de homologar o resultado e avaliar o recurso, o MEC decidiu entravar e nomear um interventor sob alegação de que devia analisar o recurso antes. Assim, de forma ilegal e autoritária, nomeou o interventor.

Mauricio Aires Vieira é ex-vice diretor da UNIPAMPA no Rio Grande do Sul e assessor do MEC. Nunca foi funcionário do CEFET, jamais deu aula no mesmo e jamais visitou a instituição, o que mostra de forma clara o desrespeito com a nomeação.

Os estudantes e professores, indignados, resolveram recebê-lo de manhã, com palavras de ordem e cartazes repudiando sua vinda. O mesmo tentou entrar sem sucesso na Direção Geral. Depois foi se reunir com o antigo diretor e diretores sistêmicos, mas essa reunião foi inviabilizada por um bloqueio no corredor realizado por membros da comunidade. Depois de muito barulho dos combativos estudantes e professores, aliado a muita firmeza na luta, o falso diretor resolveu ir embora, e assim foi escoltado sob vaias até seu carro, partindo para não voltar mais em seu primeiro dia.

A comunidade cefetiana dá um grande exemplo de luta para todo o país, mostrando que é possível dar resposta às intervenções e que nossa juventude não deixa barato para os poderosos que tentam negar seus direitos.

Agora a comunidade se mobiliza para os próximos passos desta luta, em defesa da democracia no CEFET.

– Diretório Central de Estudantes CEFET/RJ

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes