UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Metroviários são perseguidos, porém seguem lutando por melhores condições de trabalho em Belo Horizonte

Nas últimas semanas um grupo de assistentes de manutenção da CBTU Minas Gerais tem se organizado e lutado por melhores condições de trabalho. Faltam ferramentas e maquinário adequados; falta água e banheiro nos locais das atividades; no pátio não há higienização devida de banheiros e vestiário; jornadas de manutenções do final de semana tem ultrapassado as 16 horas.

Redação Minas Gerais 
Jornal A Verdade


Foto: Jornal A Verdade

BELO HORIZONTE – Diante dessa mobilização, a resposta da empresa foi tentar intimidar os trabalhadores. Na madrugada do dia 12 de novembro, dez segurança patrimoniais empregados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vestindo a farda da Polícia Ferroviária Federal, invadiram o pátio de manutenção Eldorado à mando do corregedor Krishna Christiano.

Durante a ação os seguranças empunharam taser e armas de fogo, intimidaram os trabalhadores e, sem explicação alguma, apreenderam seus crachás. A abordagem foi extremamente violenta e assustadora, durante a ação os trabalhadores foram impedidos de deixar o pátio. Entre os empregados estava uma trabalhadora grávida de cinco meses, submetida à toda a situação de estresses e humilhação.

Durante o dia de hoje os trabalhadores e sindicato buscaram esclarecimentos por parte da empresa, que justificou a ação por ter recebido uma denuncia anônima de que as atividades da manutenção não estavam sendo cumpridas integralmente porque os trabalhadores dormiam em horário de trabalho.

Ao chegarem na empresa para iniciar uma nova jornada (22h às 06h), os trabalhadores foram surpreendidos novamente: seis empregados impedidos de trabalhar e afastados por 60 dias, período em que serão investigados.

Diante da situação todos os 97 empregados do pátio do turno da noite decidiram por paralisar as atividades do dia, em solidariedade aos suspensos e em forma de protesto.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes