UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

5º e 6º dias: programa de formação para a quarentena


Redação Piauí
Jornal A Verdade

BRASIL – Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia do Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.

Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.

LEIA MAIS:
Programa de Formação Política Para a Quarentena

3º e 4º Dia: Programa de formação para a quarentena

Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas.

5º DIA:

FILME

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

Filme retrata a história de viagem de Ernesto “Che” Guevara que antes de começar seu último semestre de Medicina, viaja com seu amigo Alberto Granado do Brasil ao Peru em uma motocicleta chamada carinhosamente de La Poderosa. Ambos presenciam as desigualdades e injustiças sociais que se alimentam da miséria na América do Sul, encontrando camponeses pobres e observando a exploração do trabalho por industrialistas ricos. Por fim chegam em uma colônia de leprosos no Peru, Ernesto conclui que sua visão sobre a realidade esta agora voltada para outro objetivo, um objetivo maior que ele.

O filme apresenta a reflexão de Che sobre esta experiência para sua vida “Este não é um relato de façanhas impressionantes, é uma parte de duas vidas registradas num momento em que cursaram juntas em um determinado trecho, com identidade de aspirações e conjunções de sonhos… mas este vagar sem rumo pela nossa América, me mudou mais do que eu pensei. Eu já não sou eu, pelo menos não sou o mesmo no meu interior”

2h 06min / HistóricoDrama

Direção: Walter Salles

LINK DO FILME NO YOUTUBE:

https://youtu.be/YK7C9lbxAPE

 

TEXTO

CHE E O HOMEM NOVO

LULA FALCÃO

Che e o Homem Novo são um artigo em 2011 de Lula Falcão, redator do Jornal A Verdade, onde expõe como a burguesia e o capitalismo utilizam os meios de comunicação para disseminar suas mentiras e iludir com as suas “maravilhas”, propagando a sensação de uma suposta liberdade, com o objetivo de garantir a existência do seu regime econômico e político e impedir uma revolta generalizada contra o capitalismo, onde afirmam que o certo é a exploração do homem pelo homem. Só que a realidade é que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) 820 milhões de pessoas no mundo passam fome e prevê que em 2025 dois terços da população mundial irá viver em situação de extrema carência.

O texto trata também sobre a ideologia do capitalismo, ou seja, a moral da burguesia e suas características, marcada pelo individualismo e egoísmo. Expõe que a luta política contra o capitalismo e por uma nova sociedade é inseparável da luta contra a ideologia burguesa e o egoísmo.  Neste sentido há necessidade de conhecer a moral comunista em todos seus aspectos, uma moral que se opõem a moral burguesa. E o artigo ressalta o revolucionário Che Guevara, onde contribui para formulação do que é a moral comunista nos seus livros e na sua prática.

ARQUIVO: Che e o homem novo formatado

6º DIA:

DOCUMENTÁRIO

LANCEIROS NEGROS ESTÃO VIVOS

O documentário “Lanceiros Negros Estão Vivos”, relata a luta dos sem teto em Porto Alegre, liderados pelo Movimento de Lutas nos Bairros Vilas e Favelas (MLB), que ousaram ocupar um prédio que á anos estava sem utilidade pública para construírem a Ocupação Lanceiros Negros.

Na madrugada de 24 de maio de 2016, policiais bloqueiam todas as ruas que dão acessos à Ocupação Lanceiros Negros, para cumprir uma controversa reintegração de posse solicitada pelo Governo do RS. Dentro do prédio, lanceiros negros estão determinados a resistir, enquanto um coletivo de advogados tenta suspender a reintegração na Justiça. Na rua, apoiadores se mobilizam contra a ação de despejo. A mobilização popular naquela noite culminou ao amanhecer com uma vitória temporária e histórica de famílias que lutam por direito à moradia e liberdade.

Documentário contribui para entender a realidade que o povo brasileiro vive de norte a sul, sem ter um teto para morar decidem se organizar e lutar.

1h 17min / Documentário

Direção e imagens: Tiago Rodrigues e Jefferson Pinheiro

Produção: Coletivo Catarse

LINK DO DOCUMENTÁRIO NO YOUTUBE:

TEXTO:

O ESTUDO E A VIDA

KALININ

 O Estudo e a Vida é um discurso feito em 30 de maio de 1926 por  MikhailIvánovitch Kalínin, para uma turma de formandos que passaram três anos estudando marxismo na Universidade Sverdlov. O texto é dividido em quatro partes, onde Kalinin dá exemplos e conselhos de como passar seus conhecimentos para as massas, o marxismo e sua aplicação e os deveres de uma marxista-leninista.

O discurso traz várias reflexões e ensinamentos para um militante revolucionário. Respostas a perguntas que muitos militantes se fazem sem conseguir explicações a luz do marxismo. Como por exemplo, como enfrentar os desafios da militância a cada dia? “Kalínin afirma que” o habitual trabalho de cada dia ocupa os 99% da vida da pessoa. O que é mais apreciado num dirigente do Partido é que saiba trabalhar com entusiasmo na situação comum e corrente de cada dia, que saiba ir vencendo dia a dia um obstáculo após outro, que os obstáculos que a vida prática coloca diante dele a cada dia e a cada hora não possam extinguir-lhe o entusiasmo” e acrescenta “não deve esquecer em seu trabalho cotidiano esses objetivos finais”

Outra pergunta frequente, como entusiasmar as massas ou mesmo um auditório? Declara que“para dirigir as massas, é preciso inflamar-se… isto significa que para ganhar as massas é preciso inflamar-se com elas.”

Uma ótima opção de estudo para quem deseja compreender o marxismo e sua aplicação.

ARQUIVO: Estudo e a vida formatado

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes