UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

3º e 4º dias: programa de formação para a quarentena

FORMAÇÃO POLÍTICA – Utilize o tempo de quarentena para se formar cultural e politicamente. (Foto: Reprodução/Pravda)

Redação Piauí
Jornal A Verdade

Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia do Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.

Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.

LEIA MAIS: Programa de Formação Política Para a Quarentena

Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas.

3º Dia

FILME: RAÇA

Direção: Stephen Hopkins
Gênero: Drama, Biografia, Histórico
Duração: 134 Minutos

Filme lançado em 2016, conta a história de Jesse Owens, atleta estadunidense que não só encarou as dúvidas e ambiguidades que significavam um homem negro participar de esportes dentro de um pais racista mas foi além, participando dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista, conquistando quatro medalhas de ouro e mostrou para o mundo a besta nazifascista e o racismo internacional de joelhos.

https://youtu.be/LiooRD3Iej0

LEITURA: LÊNIN, A ÁGUIA DAS MONTANHAS

ÚLTIMOS DIAS – Mesmo severamente doente, Lênin e Stálin mantiveram contato. Após a morte de Vladimir, Stálin escrevera “Lênin, a Águia das Montanhas”. (Foto: Reprodução/Pravda)

Discurso pronunciado por Joseph Stalin na solenidade organizada pelos alunos da Escola Militar do Kremlin, em 28 de janeiro de 1924, onde ressalta certas particularidades de Lênin como homem e como político. Este discurso sintetiza algumas características do grande líder da revolução Bolchevique da Rússia. Vale destacar algumas destas características, como a profunda fé nas massas que Lenin tinha, fé nas forças criadoras do proletariado, também saber lidar com os avanços e retrocessos sem presunção nem choradeiras esta era uma das características de Lenin, além de uma profunda modéstia.

Ao ler este discurso o possibilitará o leitor conhecer alguns aspectos da conduta deste grande revolucionário que serve como uma inspiração para as novas gerações que almejam contribuir para o desenvolvimento do processo revolucionário no nosso país e no mundo.


4º Dia

FILME: TIROS EM COLUMBINE

Direção: Michael Moore
Gênero: Documentário
Duração: 120 Minutos

Documentário de 2002 onde Michael Moore tenta descobrir por que a busca da felicidade americana está cheia de violência, mostrando a fascinação estadunidense pela posse de armas e a relação da indústria armamentista com os grupos políticos nacionais. Também explora a fundo os acontecimentos que resultaram na tragédia na escola Columbine em 1999, tragédia essa que desencadeia uma reação a nível nacional sobre o fácil acesso a armas de fogo.

https://youtu.be/X5QwnQUqZeA

LEITURA: CONVERSA COM PADRES

NÔMADE – Entre 1950 e 1954, Jorge Amado visitou todas as Repúblicas Populares do Leste Europeu. Nesse período, escreveu obras como “O Mundo da Paz (1951)” e a “Subterrâneos da Liberdade” (1954). (Foto: Reprodução/A Classe Operária)

Jorge Amado ao escrever o livro Mundo da Paz, relata em uma passagem, conversas que teve com Padres na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), debatendo vários aspectos sobre religião, fé e o Estado Soviético. Abordam sobre a Liberdade religiosa, onde Jorge Amado afirma que só veio a existir depois da revolução. Pois antes, a religião ortodoxa era a religião do Estado, mantinha todos os privilégios, oprimia e perseguia as demais.

O Padre faz uma dura crítica a postura de padres que “não são verdadeiros sacerdotes”, pois “preferem trair os ensinamentos de Cristo e se colocar a serviço dos ricos … são padres cheios de ambições terrenas, homens que nunca deviam ter tomado ordens … são eles que caluniam o nosso país.” Também ressalta que um “verdadeiro cristão” tem que seguir o que Cristo pregou, “ele amava os pobres e os pecadores… não foi entre os ricos que ele buscou companheiros”, logo, ele conclui que um verdadeiro cristão não possa ser contra o Estado Soviético que possibilitou tantos avanços para o povo de seu país.

Este curto relato trará a luz sobre um tema que a décadas vem sendo utilizado pela burguesia para ataca o socialismo. São apenas mentiras para afastar a classe trabalhadora do caminho da sua libertação contra a exploração capitalista.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes