UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

27º e 28º dias: programa de formação para a quarentena

Redação Piauí
Jornal A Verdade

Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia do Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.

Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.

LEIA MAIS: Programa de Formação Política Para a Quarentena

Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas.

27º DIA:

FILME

Muito além do Cidadão Kane

Muito Além do Cidadão Kane é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog, produzido em 1993 para o Canal 4 do Reino Unido. A obra apresenta a trajetória de construção e surgimento da Rede Globo de televisão e compara Roberto Marinho ao personagem de ficção do filme cidadão Kane. É visível como foi construída a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, é visível também a inserção política e econômica dos meios televisivos durante e após o regime militar, que através de suas relações manipulam e concentram poder ampliando assim uma vasta e hegemonia posição política.

1h 33 min / Documentário

Direção: Simon Hartog

LINK FILME  NO YOUTUBE:

TEXTO

Georges Politzer

A FORMAÇÃO, A IMPORTÂNCIA E O PAPEL DO SOCIALISMO CIENTÍFICO.

Extraído do livro, Princípios Fundamentais da Filosofia, escrito por Guy Besse e Maurice Caveing, que acompanharam o curso de materialismo dialético na Universidade Nova de Paris de Georges Politzer. Tornaram-se seus discípulos e publicaram então este livro, baseado na obra original e na experiência dos ensinamentos filosóficos de Politzer.

O texto trata na organização do livro da Décima Quarta Lição, que é consagrada aos aspectos mais propriamente sociais e políticos da teoria marxista: o socialismo científico. Apresentado sua formação e seu papel.

Apontam-se as três fontes teóricas do marxismo: a) a filosofia alemã do início do século XIX; b) a economia política inglesa; c) O socialismo francês do século XVIII. Tratando do surgimento do socialismo utópico e seu desenvolvimento até o socialismo científico, no que se referem a sua formação, suas características e o seu papel.

“Na verdade, no dia em que se constituiu o socialismo científico, toda utopia tornava-se reacionária. Tal ideologia só podia ter um papel de diversão. Tendendo a afastar o proletariado da luta de classe. A única via revolucionaria é a do socialismo cientifico. Quanto aos devaneios utópicos, não podem mais ser, doravante, senão venenos contrarrevolucionários.”

 ARQUIVOS: A FORMAÇÃO, A IMPORTÂNCIA E O PAPEL DO SOCIALISMO CIENTÍFICO

 

28º DIA:

FILME

Pra Frente Brasil

A indicação do filme PRA FRENTE BRASIL, que conta a história de Jofre interpretado por Reginaldo Farias, um homem comum que acaba sofrendo mas mãos da repressão.

Isso porque o filme se passa em 1970, no meio da ditadura militar e no meio da copa do mundo de futebol. Enquanto o Brasil enfrentava a Itália, nos porões de todo o país o que acontecia era cheio de horror e crueldade, um momento da história brasileira em que presos políticos eram torturados e assassinados.

Jofre acaba sendo confundido com um ativista político e conhecendo a realidade da ditadura militar brasileira.

1h 50min / Drama

Direção: Roberto Farias

 LINK DO FILME NO YOUTUBE:

TEXTO

O PAPEL DO TRABALHO NA TRANSFORMAÇÃO DO MACACO EM HOMEM

Friederich Engels

O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem é um texto escrito por Friederich Engels em 1876 e relata sobre a evolução do ser humano, da formar primitiva aos tempos atuais. Faz uma análise fundamentada no materialismo dialético, onde apresenta as necessidades matérias como fundamentais para o desenvolvimento da espécie, destacando: o papel do trabalho; as modificações no corpo; a alimentação e suas repercussões; o desenvolvimento das forças produtivas ainda primitivas, mas que contribuíram para o desenvolvimento, como a caça a pesca, agricultura.

É um texto que permite ao leitor compreender o processo de evolução, explicando como tudo começou e fazendo uma apanhado desde os povos primitivos, até evolução em humanos. Vem trazendo também como foi o começo da economia no mundo.

“Só o que podem fazer os animais é utilizar a natureza e modificá-la pelo mero fato de sua presença nela. O homem, ao contrário, modifica a natureza e a obriga a servir-lhe, domina-a.” Engels

ARQUIVOS: O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem – Formatado

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes