UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Bolsonaro e Weintraub nomeiam interventores para Reitorias do IFRN e do IFSC

No último dia 20, o governo fascista de Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Educação, chefiado pelo inimigo dos estudantes Abraham Weintraub, decidiu aplicar mais um golpe contra nossa democracia. Ignorando completamente a escolha feita pelas comunidades acadêmicas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e do Instituto Federal de Santa Catarina, o MEC nomeou interventores para ocupar as Reitorias destas instituições.

Após mais de um ano à frente do MEC, Weintraub vem mostrando seus objetivos: desmontar a educação pública brasileira em todos os aspectos. Para isso, entre as várias medidas de ataque às Universidades e Institutos Federais, foi apresentada a Medida Provisória 914.

O que diz esta medida? Que os reitores das instituições poderão ser nomeados pelo MEC e pelo presidente da República através de uma listra tríplice, ignorando quem tenha sido mais votado pelo conjunto dos estudantes, professores e técnicos administrativos. Além disso, diz também que os diretores gerais dos campi serão indicados pelos reitores, sem que a comunidade local possa votar. Isso representa um projeto antidemocrático, que descreve muito bem o caráter deste governo. As intervenções ocorridas no IFRN e no IFSC são mais um passo deste projeto.

É necessário, portanto, organizar a nossa mobilização por um projeto de escola que seja democrático e que represente os nossos interesses. Por este motivo, a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet) repudia as intervenções e convida todos os estudantes a subirem as tags: #respeitameuvoto #oifrnjaescolheu #oifscjaescolheu #possedoreitoreleitoja

Mais do que nunca, precisamos fortalecer em todo o país a luta contra esse governo fascista, irresponsável e inimigo da educação.

Abaixo a MP 914!
Fora Bolsonaro!
Fora Weintraub!
Por um governo popular!

Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet)

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes