UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carta | “A importância do acompanhamento psicológico”

ENVIE SUA CARTA – O Jornal A Verdade também é construído com as cartas e opiniões da classe trabalhadora. (Foto: Thales Caramante/Jornal A Verdade)
Gabriela Gontijo

BELO HORIZONTE (MG) – Vivemos em uma sociedade que nos adoece todos os dias. Cada vez mais são comuns os casos de doenças psicológicas nos nossos círculos sociais. Por isso, o cuidado com nossa saúde mental deve ser de importante atenção e podemos usar do acompanhamento psicológico adequado para reverter esse quadro.

A piora no nosso estado psicológico é agravada pelo sistema capitalista, que nos explora todos os dias e usa de propagandas para mascarar essa condição. Vivemos em uma conjuntura que nos esgota sistematicamente e nos faz acreditar que estamos constantemente competindo uns com os outros. É de interesse desse sistema que nossas relações sejam progressivamente mais individualistas, tornando-nos concorrentes entre nós mesmos, em vez de nos unirmos e criamos laços de empatia e respeito.

Além disso, sofremos todos os dias com o machismo, o racismo, a LGBTfobia e outros tipos de preconceitos, tornando cada vez mais difícil termos segurança nos espaços sociais. Apesar de doenças psicológicas sempre terem existido, o avanço do capitalismo, suas constantes crises aumentam cada vez mais o número de afetados e a instabilidade emocional, enquanto sugere que as principais causas de psicológicos debilitados são apenas biológicas, e não sociais. Essa situação degrada nossa saúde mental até adoecermos e, como consequência, vemos o número de pessoas com doenças psicológicas crescer cada vez mais.

Segundo a OMS, o número de pessoas que apresentam problemas como a depressão cresceu em 20% nos últimos 10 anos, o que corresponde a 5% da população mundial considerando ainda a enorme subnotificação. No Brasil, 6% de sua população se encontra deprimida. Tais números refletem o avanço do capitalismo em detrimento do bem-estar geral dos trabalhadores.

Diante disso, também é questão de saúde mental o fim do sistema brutal que é o capitalismo. Para lutar ativamente contra esse sistema causador de tantos problemas devemos cuidar da nossa própria saúde de todas as maneiras, e o cuidado com a saúde psíquica se torna indispensável. Tendo mentes saudáveis, podemos estar na luta pela melhoria da nossa comunidade. O tratamento do adoecimento mental deve auxiliar cada vez mais pessoas a estarem nessa jornada por uma sociedade onde as pessoas tenham de fato o direito a uma vida saudável.

A luta contra doenças psíquicas pode parecer muito difícil, mas, para sair de circunstâncias psicológicas complicadas, podemos buscar ajuda no tratamento psicológico.

É fundamental que pessoas passando por problemas com sua saúde mental procurem o tratamento adequado, para que seja possível uma melhora. A presença de amigos e familiares também pode ser de grande ajuda, mas não substitui os benefícios do tratamento e sua capacidade de amparo.

O tratamento psicológico de hoje é um grande avanço para a medicina. Vivemos num período em que o adoecimento psíquico é visto de uma maneira muito diferente, sendo colocado cada vez mais em pauta. No Brasil, encontramos a opção de receber o acompanhamento de maneira privada, pelo SUS ou por instituições de apoio à saúde mental. Isso garante que conseguiremos acesso aos profissionais que poderão nos ajudar na luta contra o adoecimento mental.

Quando se trata da saúde de nossas mentes, devemos nos pautar pelos tratamentos que nos mantém fortes contra o adoecimento. Por isso, devemos procurar o acompanhamento psicológico adequado, profissional, pautando também a luta ativa contra o opressor sistema capitalismo.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes