UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 19 de março de 2024

UJR realiza plenária para debater o uso de drogas na juventude

Leia também

ALIENAÇÃO – Drogas lícitas e ilícitas alienam a juventude e a classe trabalhadora e dificultam a luta pela revolução. (Foto: Reprodução)
“Também foi colocada a questão das drogas serem mais acessíveis para os jovens na periferia, uma forma de manter alienada a parcela da juventude que mais tem motivos para se rebelar.”
Gabrielly Nascimento e Giovanna Dias

SÃO PAULO (SP) – Com base na matéria “Lutar para ser realmente livre”, do Jornal A Verdade, a União da Juventude Rebelião realizou uma plenária online de nome “Café com a Juventude” para discutir o uso de drogas na juventude. A plenária contou com a leitura da matéria e discussão, com a presença do autor, Queops Damasceno, que ajudou trazendo mais elementos sobre como as drogas afetam a juventude e servem para a manutenção do sistema capitalista.

Com a leitura ficou clara a forma como as drogas são uma ferramenta de alienação para a juventude: drogas lícitas ou ilícitas afetam não só a vida da pessoa, mas também seu desempenho dentro da organização e as pessoas à sua volta. As drogas são muito prejudiciais à saúde mental e física, levando muitas vezes consequências para o ambiente familiar, escolar, profissional e dentro da própria militância. 

Ao longo do debate, os participantes contaram de suas experiências com o álcool, cigarro e demais entorpecentes, que no geral foram apresentados ainda na escola. Também foi colocada a questão das drogas serem mais acessíveis para os jovens na periferia, uma forma de manter alienada a parcela da juventude que mais tem motivos para se rebelar. Fato é que o sistema capitalista lucra muito com a venda das drogas, tanto lícitas como ilícitas, e utiliza a indústria do entretenimento para normalizar que adolescentes e pré-adolescentes bebam ou fumem. 

Outro ponto importante apontado foi a criminalização das organizações revolucionárias com a infiltração das drogas, como aconteceu com o partido Panteras Negras nos Estados Unidos. 

O evento contou com a participação de militantes e aspirantes de várias regiões do país e garantiu uma discussão muito importante. Superar os vícios da velha sociedade é uma tarefa revolucionária, sendo necessário travar essa luta política com nós mesmos e com nossos camaradas sempre que possível.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos