UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Instagram derruba conta de Chavoso da USP

Foto: Rebecca Gompertz para o Jornal do Campus da USP

Redação MG

BRASIL | Thiago Torres ou Chavoso da USP, como é conhecido pelos quase 200 mil seguidores que tem só no Instagram, é estudante de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e morador da Brasilândia, distrito localizado na zona norte de SP. Em seu instagram, Chavoso conta as vivências de um negro periférico na universidade, além de denúnciar a situação que vive o povo preto e periférico no Brasil. Em seu canal do youtube, com mais de 257 mil seguidores, Chavoso aprofunda o debate em temas como; a desmilitarização da PM, a luta dos povos na América Latina, como em Cuba e sobre o marxismo. Justamente por conta desse trabalho, já vinha sofrendo restrições por parte do Instagram, como impedimento de impulsionamento, apagamento de stories, dentre outras.

O auge dessa perseguição se deu cerca de 30 minutos após a live realizada com o Pré-candidato a Presidência pela Unidade Popular – UP, Léo Pericles, que discutiu além da pré-candidatura, a situação da conjuntura no pais e as lutas populares O instagram derrubou sem nenhuma explicação a conta de Chavoso.

“Essa ação do Instagram configura censura, autoritarismo e seletividade. Que rede “social” é essa que caça uma página de um ativista de esquerda, como é o Thiago, que conscientiza pessoas sobre a necessidade de mudar o Brasil e mantém perfis de fascistas? Temos que denunciar essa prática de censura e perseguição contra a esquerda! Chavoso, estamos com você!”. Declarou Leonardo Pericles.
No momento, o Chavoso utiliza a conta reserva @reserva_chavosodausp. A reportagem pediu explicações ao Instagram que não se manifestou até o fechamento da matéria

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes