UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

7º Encontro NO-NE de Comitês e CMVJs José Carlos Zanetti

Leia também

Programação do 7º Encontro Norte-Nordeste de Comitês e CMVJ José Carlos Zanetti

Por: Pedro Laurentino CMVJ-Teresina e Edival Nunes Cajá Coordenação NO/NE.


Os Comitês, Comissões por Memória, Verdade e Justiça(CMVJs) e demais entidades estão promovendo o 7º Encontro Norte-Nordeste, no período de 01 a 03 de abril de 2022, em Teresina, Piauí. Este 7º Encontro será denominado de José Carlos Zanetti, em memória a este incansável combatente da causa do socialismo, que contribuiu diretamente na construção de todos os seis encontros anteriores e também deste evento, e que nos deixou no dia 01 de março.

Começamos um novo momento histórico no Brasil e em toda América Latina, em que os representantes do fascismo e do obscurantismo estão sendo desmascarados e encurralados pela pujança das forças progressistas e democráticas, em defesa da liberdade e da justiça social.

O 7º Encontro foi programado propositadamente para iniciar-se no dia 01 de abril – data em que o golpe militar fascista, que infelicitou a vida do povo por mais de duas décadas – completa 58 anos. Mais que nunca, precisamos inserir essa pauta – notadamente a da justiça de transição – no contexto do debate que vai permear o processo eleitoral deste próximo ano.

O relatório da Comissão Nacional da Verdade foi um ponto de partida, e não de chegada nesse processo. O fato de o Estado ter reconhecido os crimes praticados em seu nome, pelos seus agentes que torturavam, assassinavam nos porões do Regime e dava sumiço aos seus corpos – foi um passo importante para passar a limpo a História do Brasil, mas a falta de punição desses criminosos deixa profundas marcas que impedem a conclusão desse terrível ciclo histórico.

É preciso que haja alguma coisa

alimentando o meu povo;

uma vontade

uma certeza

uma qualquer esperança.

É preciso que alguma coisa atraia

a vida

ou tudo será posto de lado

e na procura da vida

a morte virá na frente

e abrirá caminhos.

É preciso que haja algum respeito,

ao menos um esboço

ou a dignidade humana se afirmará

a machadadas.

Poema do aviso final (Torquato Neto)

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos