UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de julho de 2024

Chacina na Zona Norte do Rio deixa 26 mortos

Operação policial realizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e pela Polícia Rodoviária Federal resultou na morte de 26 pessoas na Vila Cruzeiro, no Complexo de Favelas da Penha. Essa já é a segunda operação mais letal realizada por policiais do Estado, atrás apenas da chacina do Jacarezinho.

Redação RJ


RIO DE JANEIRO – Nesta terça-feira (24), 26 pessoas foram mortas em uma brutal operação realizada pelo BOPE e pela PRF no Complexo de favelas da Penha, na Zona Norte do Rio.

Essa foi a segunda operação mais letal realizada por policiais do Estado, atrás apenas da chacina do Jacarezinho, que assassinou 28 pessoas, em 2021. Ambas foram realizadas durante o governo de Cláudio Castro (PL).

Segundo a PM, toda a violência praticada foi uma “operação emergencial”. De acordo com a instituição, o objetivo era somente prender chefes de uma facção criminosa que atua no Estado e que estariam escondidos no local.

Terrorismo de Estado

Imagens e vídeos feitos por moradores mostram as ruas da favela com inúmeros sons de tiros, gritos e uma violência extrema. Os corpos foram jogados dentro nos matagais e em locais de difícil acesso.

“Estamos na Vila Cruzeiro depois de mais uma chacina no Rio. Tivemos acesso ao corpo de um rapaz com marcas de facadas. Quem o matou esfregou um pó branco (provavelmente cocaína) em seu rosto. Não sei se ele era bandido, mas quem o matou com esse grau de perversão com certeza é”, denunciou Rodrigo Mondego, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, em suas redes sociais.

Por conta do tiroteio, a operação do BOPE e da PRF fechou treze escolas da região, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Os estudantes, na maioria oriundos de bairros pobres, têm seu acesso à educação cotidianamente negado pela violência do tráfico e da polícia.

Levantamento realizado pelo Grupo de Estudos de Novas Ilegalidades da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF) aponta que nos últimos 14 anos houve 593 chacinas policiais no Rio de Janeiro. Até quando o povo pobre será vítima das péssimas condições de vida e da repressão do Estado? Até quando os governos, através da violência, farão a manutenção da guerra aos pobres?

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes