UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Unidade Popular lança Pré-Candidaturas em Minas Gerais

A Unidade Popular Minas Gerais lançou suas pré-candidaturas oficiais no ultimo sábado, 25 de julho. O evento aconteceu no centro de Belo Horizonte e contou com a presença de lideranças das Ocupações Urbanas, estudantes, trabalhadores das mais diversas áreas, aliados e apoiadores do partido. O partido lançou pré-candidaturas ao Governo do Estado de Minas Gerais, para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Além de reafirmar o nome de Leonardo Péricles para a presidência.

Redação Minas Gerais.


MINAS GERAIS – O ato de lançamento das pré-candidaturas da Unidade Popular pelo Socialismo (UP) em Minas Gerais ocorreu neste sábado (25) e reuniu centenas de pessoas, grande parte sendo moradores de ocupações urbanas, jovens e lutadoras e lutadores sociais de todo o estado. O discurso de abertura coube a Frei Gilvander Moreira, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e um dos mais ativos e importantes lutadores sociais, que destacou a importância da UP, seu surgimento como partido com a participação de diversos movimentos e lideranças políticas.

Fotos: redação Jornal A Verdade MG

Em seguida, foi realizada apresentação cultural de Luciano Santos, que denunciou o racismo e destacou a defesa da cultura do povo negro, com a força do tambor e cânticos realçando as religiões de matriz africana. Prosseguiu a fala de representante do povo indígena Xukuru Cariri, que resiste bravamente na retomada de seu território na cidade de Brumadinho/MG e luta contra a mineração.

Outro momento emocionante que contagiou ainda mais a todos e todas que participaram do ato de lançamento foi a homenagem das mulheres da coordenação da ocupação Carolina Maria de Jesus, do Movimento de Mulheres Olga Benario e do MLB à moradora Edneia Ribeira, cruelmente assassinada na última quinta-feira, vítima de feminicídio, exigindo jutiça e a imediata prisão para seu assassino.

Outra falas ressaltando a importância do trabalho da UP e levando apoio às pré-candidaturas como, Frei Eustáquio, Charlene Cristina (Ocupação Rosa Leão, Izidora), Fernando Alves (PCR e Jornal A Verdade), entre outras ocorreram.

Fotos: redação Jornal A Verdade MG

A apresentação das pré-candidaturas foi emocionante, com cada candidato fazendo seu discurso. Ao final, Leonardo Pericles, presidente nacional da UP, definiu como marcantes as pré-candidaturas apresentadas e a necessidade de derrotar o governo Bolsonaro pela esquerda com unidade com o povo, resgatando as bandeiras históricas da classe trabalhadora, um programa para acabar com a política neoliberal, como o fim das privatizações e reestetização das estatais, auditoria da dívida pública, investimentos na saúde e defesa do SUS, educação pública de qualidade, reforma agrária, demarcação das terras indígenas, reforma urbana e moradia para todos, cadeia para os torturadores e assassinos da ditadura militar com a promoção da justiça de transição, investimento na cultura, defesa da Amazônia, de todos os biomas e o meio ambiente. Léo defendeu a mobilização popular como forma eficaz de derrotar a ameaça de golpe de Jair Bolsonaro e seus generais e o fascismo.

Também que é preciso acabar com a falta de democracia, quando o sistema político atual e os meios de comunicação da burguesia exclui as candidaturas negras dos debates e entrevistas. “Iniciamos uma grande campanha para podermos participar e defender as nossas opiniões nos debates. Chega de discriminação e preconceito!”, afirmou.

Léo defendeu o governo popular: “o melhor governo da história do Brasil foram os de Zumbi e Dandara em Palmares e dos povos indígenas quando milhões de pessoas viveram com liberdade de direitos”.

Fotos: redação Jornal A Verdade MG

Foram apresentadas Brenda Mangabeira, Thomás Toledo e Mariana Fernandes como pré-candidaturas para a assembléia legislativa, Poliana Souza para deputada federal, Indira Xavier e Edna Gonçalves para o governo do Estado e Léo Pericles para presidente da República.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes