UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

As Malvinas são argentinas! Fora imperialistas!

Embaixada do Reino Unido no Brasil lança concurso para estudantes viajarem às Ilhas Malvinas, ocupadas militarmente pelo imperialismo britânico desde a guerra de 1982. Argentinos veem iniciativa como provocação e exigem reconhecimento da soberania sobre o território.

Da Redação


INTERNACIONAL – No último dia 17/08, a embaixada britânica no Brasil lançou um concurso dirigido a estudantes brasileiros que tem como prêmio uma viagem às Ilhas Malvinas. A iniciativa, que já foi realizada em anos anteriores, é vista por movimentos sociais argentinos como uma provocação do imperialismo britânico, uma vez que as Ilhas Malvinas, que pertencem por direito à Argentina, estão ocupada militarmente pelo Reino Unido desde a guerra de 1982.

Além do Brasil, o concurso também está sendo promovido na Argentina, Chile e Uruguai. “Repudiamos esta convocatória que é uma provocação da parte do colonialismo inglês a nosso país, aos heróis das Malvinas e desrespeita nossa soberania. Seguimos lutando pela plena soberania das Ilhas Malvinas e das ilhas do Atlântico Sul, denunciando a usurpação britânica e a base militar da OTAN que existe naquele território”, afirmou em nota a Corrente Estudantil Popular Anti-imperialista (CEPA), da Argentina.

Para eles, “a presença inglesa em nossos territórios é uma ameaça que busca ser legitimada com este tipo de ‘concurso’. Isso ocorre num momento em que as potências imperialistas lutam pela repartição de territórios e riquezas, levando o mundo à beira de uma nova guerra mundial”.

Malvinas argentinas

A guerra das Malvinas (1982) mobilizou todo o povo argentino, que derramou seu sangue para defender as ilhas. Milhares de jovens combatentes enfrentaram com armas em mãos a agressão imperialista. Ao todo 648 argentinos perderam suas vidas no confronto, que também serviu para desenvolver a consciência anti-imperialista da classe trabalhadora do país e acelerar o processo de derrubada da ditadura militar.

Ainda hoje há um forte sentimento patriótico na Argentina em torno das Malvinas e a luta pelo reconhecimento da soberania sobre as ilhas é um importante fator de mobilização social no país.

Essa provocação cínica da embaixada do Reino Unido deve ser prontamente repudiada e denunciada entre a juventude brasileira para que não endosse o imperialismo em seus planos de controlar nossos territórios e oprimir nossos povos. As Malvinas são argentinas!

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes