UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Ministro do TCU é flagrado em áudio falando em conspiração golpista

Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União, é flagrado em áudio falando a favor de uma conspiração golpista. Ministro defendeu que empresários continuassem a financiar atos nas portas de quartéis. Partidos cobram cassação e punição do golpista.

Felipe Annunziata | Redação Rio


BRASIL – Neste domingo (20), segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, teve um áudio vazado em que falava de uma suposta conspiração golpista para impedir a posse do presidente eleito Lula (PT) em 1º de janeiro.

“Está acontecendo um movimento muito forte nas casernas”, afirmou o ministro em um trecho do áudio enviado a um grupo de amigos do agronegócio no Whatsapp. Nardes foi, em 2015, responsável por reprovar as contas da ex-presidente Dilma Roussef, o que contribuiu para o golpe parlamentar que ela sofreu em 2016 e colocou no lugar o neoliberal golpista Michel Temer.

Em outro trecho, o ministro golpista fala que não poderia dar mais informações. “Eu não posso falar muito. Sim, tenho muitas informações, queria passar para ti, para o teu time do agro, que eu conheço todos os líderes.”

Áudio é mais uma prova do envolvimento de empresários em atos golpistas

Já desde a semana passada vem se multiplicando as provas do envolvimento de empresas nas manifestações a favor do golpe militar no Brasil. Ainda na semana passada o ministro do TSE, Alexandre de Moraes, mandou bloquear a conta bancária de 47 pessoas e empresas que estão financiando os atos. Entre elas estão nomes de empresários e empresas ligados ao transporte de caminhões e ao agronegócio.

O áudio de Nardes, neste contexto, se soma as evidências de que grande parte do agronegócio e do capitalistas ligados ao setor de transporte são hoje um dos centros do golpismo no país. No próprio áudio o ministro do TCU convoca os capitalistas do agronegócio a apoiarem mais os atos.

“A fala deste cidadão é para despertar o produtor rural também. Vamos perder? Sim, vamos perder alguma coisa [na economia]. Mas a situação para o futuro da nação poderá se desencadear de forma positiva, apesar desse principal conflito que deveremos ter nos próximos dias ou nas próximas horas”, afirmou Nardes na mensagem.

Partidos cobram punição a ministro golpista

Os partidos da oposição ao governo Bolsonaro iniciaram várias medidas para responabilizar o ministro. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu a corregedoria do TCU o afastamento do ministro Augusto Nardes. Junto a outros parlamentares, o senador amapaense também pediu a convocação do ministro ao Senado para prestar esclarecimentos.

Hoje (22), na Câmara dos Deputados, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou que Nardes “tem que ser responsabilizado, a começar pela cassação do seu mandato como ministro do TCU.”

Já fazem mais de 20 dias que bandos fascistas ocupam as portas de quartéis em todo país pedindo golpe militar. A insatisfação dos criminosos registra aumento no nível da violência. caminhoneiros, pedestres e outros motoristas que se recusam a aderir aos atos.

Por outro lado, movimentos sociais e alguns partidos, como a Unidade Popular, vem alertando para a necessidade de mobilização massiva dos trabalhadores que votaram contra Bolsonaro para garantir a posse de Lula (PT) e a derrota desses atos golpistas nas ruas.

O áudio completo pode ser ouvido neste link.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes