UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

TSE finalmente inicia julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível

Depois de vários crimes, finalmente um tribunal julga Bolsonaro. Ex-presidente fascista é acusado de abuso de poder político e pode ficar proibido de disputar eleições até 2030.

Felipe Annunziata | Redação


BRASIL – Quatro anos e meio depois de crimes contra a humanidade, com a morte de mais de 700 mil pessoas, desvios de bilhões do dinheiro público e várias tentativas golpistas, finalmente um tribunal começou a julgar Bolsonaro. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou, no dia 22 de junho, o julgamento da ação do PDT que acursa o ex-presidente fascista de abuso de poder político. Se condenados, Bolsonaro e Braga Netto (seu candidato a vice-presidente ano passado) poderão ficar proibidos de concorrer eleições por 8 anos.

A ação judicial eleitoral foi motivada após a reunião de Bolsonaro e Netto com mais de 40 embaixadores, no ano passado, onde o antigo governo tentou deslegitimar o sistema eleitoral brasileiro. O ex-presidente fez uma apresentação aos representantes diplomáticos para tentar conseguir apoio internacional para um golpe de estado no Brasil.

Na ação, Bolsonaro também é denunciado por uso indevido dos meios de comunicação. Isto porque, além de tentar apoio internacional ao golpe, ele também transmitiu a reunião ao vivo pela TV Brasil, que é uma instituição pública. Na prática, o fascista tentou usar a estrutura do governo para fazer campanha eleitoral.

Processo continua ainda em junho

Após a apresentação do relatório pelo ministro Benedito Gonçalves e a sustentação da defesa, da acusação e do Ministério Público, o julgamento foi suspenso. A ação volta a pauta do TSE no próximo dia 27 de junho, com o voto do relator e dos demais ministros do tribunal.

A expectativa, segundo os órgãos de imprensa, é que a maioria dos ministros votem pela condenação de Bolsonaro, o que levará à inelegibilidade do ex-presidente. A situação do ex-general fascista Walter Braga Netto, no entanto, continua incerta. Existe uma pressão do PL, partido dos fascistas amigos de Bolsonaro, para que o TSE absolva Netto para que ele possa concorrer à prefeitura do Rio, em 2024.

Julgamento do TSE é muito pouco diante dos crimes de Bolsonaro

No entanto, o julgamento do TSE está tratando apenas de um crime cometido pelo ex-presidente bandido. Nenhuma das outras centenas de crimes estão na mesa neste momento.

Bolsonaro usou 4 bilhões de reais do dinheiro da Caixa Econômica Federal para tentar comprar votos, destruiu o orçamento público para garantir sua reeleição e nada disso está em julgamento. Fora isso, nenhum outro tribunal começou os julgamentos dos crimes cometidos na pandemia, do genocídio do povo Yanomami ou das várias tentativas de dar um golpe no país, para ficar em alguns casos.

Até quando mais o povo brasileiro terá que esperar que a família Bolsonaro e seus aliados paguem por seus crimes? Já não temos tempo suficiente para que esse bando criminoso vá para a cadeia?

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes