UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 28 de maio de 2024

Congresso da UP elege direção do Paraná e fortalece luta antifascista no estado

Congresso estadual da UP no Paraná reuniu militantes de diversas cidades e debateu a organização do partido no estado.

Redação PR


BRASIL – Aconteceu neste domingo (24), o primeiro congresso estadual da Unidade Popular no Paraná. A etapa estadual, construída nos núcleos de base desde o início do ano, impulsiona o congresso nacional convocado pelo diretório do partido em março.

No seu primeiro congresso, a Unidade Popular no Paraná ressaltou a importância da luta antifascista, do crescimento entre a classe trabalhadora e da organização dos núcleos nas periferias.

Para André Peixe, coordenador de núcleo no estado, “essa foi a materialização do avanço do nosso trabalho prático, trazer tanta gente de regiões tão distantes do Paraná, inclusive da divisa internacional, como Foz do Iguaçu demonstra a capacidade que o estado teve de abraçar a tarefa nacional”.

Os debates se concentraram em planejar a organização da luta contra o fascismo, pela punição dos golpistas de ontem e de hoje, e em defesa do socialismo. Ao final da atividade, foi eleita a primeira direção estadual do partido, contando com representações das cidades de Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Matinhos e Curitiba.

Gabriela Torres, moradora da zona sul da capital, foi eleita como presidenta, sendo a primeira mulher negra ocupando um posto de presidência de partido no estado: “nossa tarefa agora é crescer entre a classe operária e transformar a UP no partido antifascista de milhões. Para isso, precisamos arregaçar as mangas e transformar a nossa luta em um motor de revolta entre o povo mais pobre”, disse a militante.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes