Que fique claro que enquanto eles vêm com spray de pimenta e bala de borracha, nós resistiremos com arte, cultura e muita barricada.
Taylinne Barret
Foto: Reprodução/Aline Sales
PERNAMBUCO – Na quarta-feira (26) bandas como Devotos e Janete Saiu Para Beber relataram episódios de censura e intimidação por parte da polícia militar nos polos de folia no carnaval de Pernambuco. A banda Janete Saiu Para Beber usou as redes sociais para denunciar os excessos cometidos pela Polícia Militar quando se apresentavam na Rua do Apolo, no Bairro do Recife, na segunda-feira (24).
O fato foi anunciado no Instagram da banda numa publicação que relatava que a polícia acabou o show cercando o palco e fazendo uma barreira entre a banda e o público.
A banda Devotos também relatou ter sofrido censura durante apresentação na Várzea e ter sido alertados pela PM que o show seria encerrado caso insistissem em tocar a música “Banditismo Por Uma Questão De Classe”.
Em nota, a banda Janete Saiu Para Beber repudiou a atitude da polícia militar e afirmou que as músicas tocadas foram uma homenagem a Chico Science, um dos maiores artistas pernambucanos que influencia os mais diversos artistas conscientes de seu papel contra as mazelas da sociedade.
Embora este ano o carnaval de Pernambuco tenha sido o menos violento dos últimos 16 anos, as polícias reprimirem manifestações culturais não é novo, temos que ter em mente que precisamos repudiar qualquer forma de repressão, só assim será punido os que reprimiram ontem, para que sejam punidos os que reprimem hoje e que continuemos firmes na luta por uma política de segurança pública que priorize de fato a vida, que fique claro que enquanto eles vem com spray de pimenta e bala de borracha, nós resistiremos com arte, cultura e muita barricada.