Redação Nacional
Jornal A Verdade
MACEIÓ (AL) – Está em pré-venda o livro do professor alagoano Magno Francisco, Formação e Trajetória do PCR em Alagoas durante a ditadura militar (1966-1973). Trata-se de um trabalho de pesquisa importante e reconstituição histórica da atuação do Partido Comunista Revolucionário no nordeste brasileiro.
O Partido Comunista Revolucionário é uma das poucas organizações políticas que enfrentaram a luta armada e a clandestinidade durante a Ditadura Militar mantendo-se vivo e atuante nos dias atuais.
O fato de ser uma organização política que sobreviveu à Ditadura Militar e mantém a sua atuação revolucionária, apesar do assassinato de vários de seus dirigentes, acrescenta valor a esta pesquisa.
A trajetória dos indivíduos, movimentos, grupos e partidos que se opuseram à Ditadura Militar constitui um valioso objeto de pesquisa. Especialmente pelo fato de que as formas de luta para derrubar o poder militar e conquistar as liberdades democráticas foram diversificadas e, em muitos momentos, as divergências ideológicas e políticas provocaram conflitos acirrados.
Ao realizar esta pesquisa sobre a formação e a trajetória do PCR em Alagoas durante a Ditadura Militar, Magno Francisco contribui para preencher esta lacuna na historiografia brasileira, além de acrescentar elementos que possibilitam, cada vez mais, iluminar esse passado recente da nossa história.