UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Companheiro Janailson, presente!

Faleceu na noite do último sábado, dia 09 de junho, o companheiro Janailson, trabalhador da categoria da limpeza urbana  que estava  na categoria há vários anos. Janailson , foi vítima de acidente de moto, colidindo com um muro, e faleceu no próprio local. Ele sempre demonstrou, ao longo de seu breve engajamento da luta, um grande interesse e espírito de bravura e indignação. Uma das lembranças que todas/os temos do companheiro e que certamente ficará em cada uma/um de nós foi o dia em que Santa Cruz do Capibaribe viu, pela primeira vez, um grande protesto, que foi organizado pelo Movimento Luta de Classes (MLC) e pelo SINDILIMP-Caruaru.

Na ocasião, a reivindicação era pelo fim do atraso nos salários, pela imediata implantação da CIPA e pela feira básica. Os trabalhadores, junto ao seu sindicato, aprovaram em assembleia que parariam naquele dia e terminamos o ato com uma grande ocupação na Secretaria de Urbanismo e na  Prefeitura, onde, depois daquele dia, várias conquistas vieram, inclusive os salários em dia, eleição e a obrigatoriedade da CIPA, tendo companheiros do sindicato sido eleitos.

Nesse dia de luta, o companheiro Janailson será lembrado, ajudando a vanguarda do protesto, com punho ao alto, demonstrando firmeza e do início ao fim com a bandeira da Unidade Popular (UP), saudando os trabalhadores e deixando claro que só através da luta seria possível conquistar os direitos e a dignidade que os patrões vinham negando.

É com muita tristeza que lamentamos a morte do companheiro, pois sabemos que ela tem como consequência, seu desaparecimento físico, porém seu exemplo de luta como jovem, negro e, acima de tudo, como trabalhador, seu jeito simples e alegre sempre estarão presentes e cada vez mais outros Janailson viverão.

“A classe operária está de luto. Perdeu um trabalhador que trabalhou o dia todo, deu o máximo de si, iria para sua casa no seu no seu transporte que pode ter, e perdeu sua vida, é lamentável. Temos que fazer a homenagem ao companheiro, mas lembrar que a melhor homenagem foi que a gente fez junto com ele e demais companheiros e companheiras lutamos para melhorar a vida de todos da categoria na cidade e o companheiro foi uma das referências”, declarou Henrique Ramos, presidente do Sintracon.

Redação Caruaru – PE

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes