UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Juiz autoriza reintegração de posse de ocupação

Leia também

Foto: A VERDADE – Sergipe

 Por Coordenação do MLB – Sergipe

Na conjuntura atual de epidemia do COVID-19 ou CoronavÍrus, os governantes e representantes da manutenção da propriedade privada dos meios de produção e dos capitalistas tem demonstrado de forma escancarada suas intenções com os lucros dos mais ricos e o descaso com os trabalhadores, autônomos, desempregados, ou seja, a maior parte da população. O fascista Jair Bolsonaro autoriza os patrões a reduzirem pela metade os salários dos empregados, assume que vai salvar as empresas aéreas e ridiculariza, com verdadeiros espetáculos públicos, a propagação e o perigo do grande avanço do contágio da epidemia atual.

Diante desse cenário caótico, em Aracaju-SE, um juiz dá provas de total descaso com a população e ataca os direitos humanos e a solidariedade nesses tempos, emitindo uma reintegração de posse de cerca de 300 famílias do MTST, na ocupação Valdice Teles, na Ponta da Asa, Terra Dura, hoje Santa Maria.

Numa entrevista a Redação do Jornal A Verdade, o militante e músico Carlos, nos contou que: “O judiciário disse que a qualquer momento pode haver a reintegração. Há tensão nas famílias, com os moradores lá! Lá há uma resistência da galera que mora.”

Porém existe uma dificuldade em mobilizar as familias, obviamente, por causa do isolamento social como forma de combater o coronavírus.

A Verdade é que esse juiz aproveitou o momento de fragilidade dos mais pobres, nessa condição de prevenção da doença, para aprovar uma medida de caráter extremamente fascista.

Nós, da Unidade Popular pelo Socialismo, emitimos uma nota sobre essa barbárie, feita com entrevistas, por telefone, tanto com militantes e advogada do movimento.

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, a Unidade Popular pelo Socialismo e a Redação do Jornal A Verdade de Sergipe, além da solidariedade estamos dispostos a cobrir e ajudar as famílias do MTST.

 

SEGUE A NOTA:

 

O Movimento de Luta Nos Bairros, Vilas e Favelas e A Unidade Popular pelo Socialismo de Sergipe vem em por meio desta nota se solidarizar as 300 famílias ocupantes, do Movimento dos Trabalhadores sem Teto de Aracaju, ocupação Valdice Teles, diante da ameaça de reintegração de posse, expedida pelo Juiz Manoel Costa Neto, de São Cristóvão .

Demonstramos a nossa contestação com essa atitude desumana.

Segundo representantes do Movimento, o histórico é o seguinte: o terreno se localiza na Ponta da Asa, na Terra Dura, hoje Santa Maria, que há mais de 40 anos estava abandonado. Recentemente surgiu uma pessoa se apresentando como “dono” e o citado juiz emitiu essa monstruosa reintegração, ferindo os direitos humanos.

O mais grave é que diante da atual conjuntura de epidemia do COVID-19 ou CoronavÍrus, uma medida de caráter fascista seja imposta sem ao menos ouvir as famílias envolvidas na ocupação. Outra questão que envolve o contexto, é que em todo o Brasil foram anulados as reintegrações de posse, mesmo assim o Manoel da Costa decide manter de goela abaixo essa atitude medonha.

Expor as famílias sem teto, trabalhadores autônomos e pessoas vulneráveis ao perigo de contágio com a epidemia atual e lançando às ruas uma população carente é um desserviço a justiça e um grave ataque aos direitos humanos.

Segundo consta, existem um número alto de crianças e deficientes na ocupação.

Segundo informações da própria PM, será necessário cerca de 100 polícias, e representantes da justiça, aumentando assim o risco de contágio.

Diante desse cenário caótico a prefeitura de Aracaju (Edivaldo Nogueira) e o governo do Estado (Belivaldo Chagas) mantém a postura de dar as costas aos mais pobres, sem ao menos emitir interesse sobre o assunto, sendo então, coniventes com a barbárie.

Se morar é privilégio, ocupar é um direito!!!

O lema do MLB é “Ocupar, resistir e construir!!!

#forabolsonaro

#porumpoderpopular

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos