UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

37º e 38º dias: programa de formação para a quarentena

Redação Piauí
Jornal A Verdade

Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia da Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.

Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.

LEIA MAIS: Programa de Formação Política Para a Quarentena

Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas.


KARL MARX E A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA

Karl Marx nasceu em Treves (Prússia, Alemanha) no dia 5 de maio de 1818, completando 202 anos, apesar de a décadas não se encontrar fisicamente entre nós, mas está sempre muita presente, pois as ideias não morrem, a cada grande crise do capitalismo, cresce a procura para entender como funciona o mecanismo capitalista, basta lembrar o que ocorreu em 2008, publicado no site G1 em 16/10: “A atual crise financeira global está causando na Alemanha um grande aumento das vendas do livro “O capital”, escrito por Karl Marx em 1867 para analisar o modo de produção capitalista. (…) As vendas do primeiro volume da obra, explicou Schuetrumpf, triplicaram desde 2005, chegando a 1.500 exemplares.  Para o mês de dezembro, a editora espera um aumento ainda maior da demanda, considerando que algumas das teorias escritas pelo filósofo — dentre as quais aquela que afirma que o capitalismo em excesso acabe por se autodestruir — estão mais atuais do que nunca.”

O jornal A Verdade em homenagem a Karl Marx publica o exposição do Partido Comunista Revolucionário – PCR com o título, KARL MARX E A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA, feita no 22º SEMINÁRIO INTERNACIONAL Problemas da Revolução na América Latina (SIPRAL) com o Tema: “Vigência Revolucionária do Pensamento de Karl Marx” em Quito – Equador, entre os dias 25 a 27 de julho de 2018.

Exposição destaca os aspectos de Marx como revolucionário e o que defendia sobre a importância de se organizar um partido que seja a expressão das necessidades do proletária revolucionária. Engels em discurso no túmulo de seu companheiro de luta Marx era, antes de mais nada, um revolucionário. A luta era o seu elemento. E lutou com uma paixão, uma tenacidade, um êxito, como poucos”

ARQUIVOS: KARL MARX E A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA Formatado

CONHEÇA O ESPECIAL KARL MARX QUE A VERDADE PREPAROU NO ANIVERSÁRIO DE 200 ANOS

 

FILME

Os companheiros

O jornal A Verdade divulga o filme Os Companheiros no dia do aniversário de Karl Marx para que o leitor conheça mais sobre o início da organização dos trabalhadores e sua realidade na virada do século XX. O filme que emociona pela simplicidade com que mostra a vida dos operários em luta por uma vida digna e por uma sociedade justa.

A história se passa em Turim, grande centro industrial da Europa (é cidade sede da montadora de automóveis Fiat), e nos conta a vida de centenas de operários de uma fábrica têxtil. Submetidos a uma extenuante jornada de trabalho de 14 horas, os operários saíam de casa “com os filhos dormindo e voltavam quando eles já estavam dormindo de novo”. Era comuns acidentes devido à falta de atenção provocada pela fadiga.

As grandes fábricas começavam a surgir e com elas a concentração de uma classe operária cada vez mais numerosa nas grandes capitais. Porém, a organização sindical e política ainda não havia chegado com força até o início do século XX. O início da organização da classe operária na Itália é o que nos mostra o filme, de Mário Monicelli. O professor Sinigaglia (Marcello Mastroianni) é enviado pelos socialistas para ajudá-los a organizar sua greve e dar forma à sua luta.  Quadro vivo do início das organizações sindicais, Os companheiros, nos mostra que a classe trabalhadora vai aprendendo com a sua própria experiência.

2h 10min / Comédia dramática

Direção: Mario Monicelli

LINK FILME NO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/watch?v=d0GFdvd9XBY

 


 

38º DIA:

FILME

Chove sobre Santiago

Chove sobre Santiago é um drama de 1975 produzido na Bulgária, fato esse explicado porque o diretor Helvio Soto estava exilado no país. O mesmo se passa entre os anos de 1970 e 1973 relatando os anos do governo da Unidade Popular no Chile e o dia do golpe sofrido. É mostrado a forma como o golpe foi planejado e tramado pelas Forças Armadas do país, além das inúmeras sabotagens que geraram desabastecimento e jogaram a classe média contra o governo daquele período.

Mesmo durante o governo socialista, o general Augusto Pinochet esteve à frente das Forças Armadas. O filme ainda traz o último discurso de Allende, transmitido pelo rádio de dentro do Palácio La Moneda, já completamente cercado pelos tanques e, também, o enterro do poeta chileno Pablo Neruda, talvez a única manifestação política pública depois do golpe.

2h03min / drama baseado em fatos reais

Direção: Helvio Soto

LINK NO YOUTUBE:

FILME:
https://www.youtube.com/watch?v=gi4KFRCBDkM&t=483s

TEXTO

Sobre o Estado

Lenin

O texto é a parte de um discurso proferido por Lênin na universidade comunista em 11 de Julho de 1919. Durante o discurso Lênin aborda uma questão que já na época intrigava as mentes de diversos pensadores na União Soviética, uma questão que na literatura da época era abordada de forma idealista e superficial, a pergunta: o que é o estado?

Lênin recorre ao livro de Engels “a origem da família, da propriedade privada e do estado”, para iniciar um recorte histórico da sociedade humana e demonstrar que nem sempre existiu estado e quando este surgiu não era nem uniforme em todo o mundo, nem igual ao que é conhecido nos dias atuais, mas que desde seu surgimento atende a mesma necessidade, dominação de uma classe sobre outra.

A necessidade do estado deriva da necessidade de controle por parte de um grupo seleto de indivíduos e Lênin deixa claro quais são as estruturas de coerção permanente usadas pelo estado para a manutenção desse controle e como essas estruturas se manifestam nos lugares até então ditos os que gozam de maior liberdade, como é o caso dos EUA. Importante fato também mencionado é o comportamento da mídia internacional à época do discurso que ataca com informações falsas a URSS.

ARQUIVOS: SOBRE O ESTADO – Lenin Formatado

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes