UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 19 de março de 2024

MLB promove mostra de cinema online sobre a luta por moradia

Leia também

CINEMA – Mostra LONA apresentará produções com atravessam questões ligadas à luta pela terra nas cidades, no campo e nos contextos indígena e quilombola. (Arte: Reprodução/MLB)

LONA: Mostra Cinemas e Territórios é uma mostra-plataforma online realizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que irá a reunir obras que tematizam e atravessam questões ligadas à luta pela terra nas cidades, no campo e nos contextos indígena e quilombola. Serão 23 filmes selecionados (entre curtas e longas), além de outras 18 produções que irão compor a mostra-acervo do MLB e que ficarão disponíveis permanentemente na plataforma da mostra.

Da Redação

O MLB promoverá entre os dias 23 e 30 de maio a 1ª Mostra LONA – Cinema e Territórios, com sessões diárias que poderão ser acessadas no site http://mostra-lona.com.br. Os filmes serão disponibilizados gratuitamente, mas abertos à contribuições voluntárias que irão para a Rede Solidária do MLB, que está apoiando famílias de ocupações urbanas e favelas durante a pandemia de Covid-19.

Após as sessões, a maior parte dos filmes continuará disponível no site da Mostra ao longo do mês de junho. Durante esse período, a mostra também contará com transmissões ao vivo com a participação de realizadores, lideranças de movimentos sociais e acadêmicos. “Queremos terminar a Mostra LONA com a publicação de um catálogo contendo textos crítico-teóricos, entrevistas e ensaios sobre a produção audiovisual da periferia”, disse Aiano Bemfica, um dos organizadores do evento.

MLB e cinema

Criado em 1999, o MLB é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Formado por milhares de famílias sem-teto de todo o país, o MLB já está presente em 14 estados e é um dos mais importantes movimento de moradia do Brasil.

Ao longo de todos esses anos, várias produções ligadas à luta do MLB foram realizadas, relatando a realidade das ocupações, a vida na periferia e a luta pelo direito à cidade. “Nesta aliança entre as lutas do MLB e o cinema é que decidimos criar a Mostra LONA”, explica Aiano.

Para acompanhar a mostra basta acessar o site www.mostra-lona.com.br e seguir o perfil no Instagram.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos