TwitterFacebook

Comunidade Menino Chorão recebe oficinas culturais

COMUNIDADE – A atividade contou com a presença de mulheres, mães, crianças e o Movimento de Mulheres Olga Benário. (Foto: Beatriz Ataidio/Jornal A Verdade)

A comunidade feminista, localizada em Campinas (SP), recebe o Laboratório de Artes Visuais com diversas técnicas artísticas até setembro.
Redação Mogi das Cruzes
Jornal A Verdade

CAMPINAS (SP) – A Comunidade Menino Chorão recebe o projeto Laboratório de Artes Visuais com oficinas gratuitas de colagem, isogravura, frottage, lambe-lambe, zine, carimbo, cianotipia e fotografia com o celular, no espaço Oficina Cultural da Mulher em Campinas (SP) com participação do Movimento de Mulheres Olga Benário.

O projeto acontece desde junho e tem programação até o início de setembro,
com encontros sempre aos sábados no período da tarde. O encerramento do projeto acontece com uma exposição para apresentar os trabalhos produzidos ao longo das oficinas. Dirigido preferencialmente às mulheres da comunidade, os encontros contam com a participação de público de diversas faixas etárias e arte-educadoras da Região Metropolitana de São Paulo.

A orientadora Beatriz Ataidio, do Movimento de Mulheres Olga Benário, conta sobre a importância do projeto para a comunidade: “O Menino Chorão é um lugar de extrema potência criativa, onde já existem vários projetos legais como a horta, a agrofloresta, a escolinha das crianças, entre outros. Realizar oficinas culturais é deixar transbordar todo o potencial e fertilidade que essas mulheres têm por meio da arte. E não poderia ser diferente, pois os trabalhos resultantes das oficinas são profundos e trazem reflexões sobre suas subjetividades, as questões sobre ser mulher, a relação delas com a horta e suas raízes nordestinas. Acompanhar esse processo tem sido bem enriquecedor e bonito”.

PARTICIPAÇÃO – O Movimento de Mulheres Olga Benário mobiliza e realiza um amplo debate com as mulheres trabalhadoras sobre a emancipação com a sociedade socialista. (Foto: Beatriz Ataidio/Jornal A Verdade)

Além disso, o projeto traz para a comunidade técnicas artísticas com materiais de baixo custo e de fácil execução como a isogravura, um processo análogo à xilogravura onde é utilizado o isopor ao invés da madeira, o que torna acessível a prática da técnica e incentiva a reciclagem de materiais que seriam descartados.

O Laboratório de Artes Visuais é produzido pelo Ateliê Criativo Itinerante, um projeto de arte-educação baseado em Mogi das Cruzes (SP), o qual realiza oficinas, cursos, vivências e encontros para estudos. É realizado com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC Editais).

Comunidade Menino Chorão

Situada na região do Campo Belo, à beira da Rodovia Santos Dummont, a comunidade nasceu há cerca de 10 anos e se destaca pela auto-regulamentação e gestão coordenada por mulheres. Nas palavras da liderança Maria do Carmo, é um espaço que visa o combate à violência doméstica a fim de emancipar mulheres.

O nome Menino Chorão surgiu a partir de uma homenagem realizada ao vocalista da banda Charlie Brown Jr, primeiro homem a apoiar a comunidade, a partir da doação de insumos básicos para as famílias, orientações sobre a urbanização do espaço e estruturação da comunidade. A mobilização da comunidade levou à criação da Oficina Cultural da Mulher, que conta com a estrutura de um barracão, horta comunitária e cozinha coletiva. Este espaço se tornou um local de vivência, criatividade, acolhimento, refúgio e apoio, onde são realizados encontros de moradores, atividades e oficinas culturais, mobilizações políticas e eventos para a socialização.

COLAGEM – Samira Nazário, do Movimento de Mulheres Olga Benário em Mogi das Cruzes, coordenou a produção de colagens com cartazes do movimento. (Foto: Beatriz Ataidio/Jornal A Verdade)

MEMÓRIA – Durante a atividade, foram usados cartazes que relembraram a luta das mulheres durante a Ditadura Militar Fascista no Brasil, assim como a da própria Olga Benário em 1935. (Foto: Beatriz Ataidio/Jornal A Verdade)

Print Friendly, PDF & Email
classic-editor-remember:
classic-editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornais Internacionais

Páginas

Categorias

Especial

Links

Movimentos Sociais e Organizações

%d blogueiros gostam disto: