UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Unidade Popular realiza encontros municipais e regionais no Rio de Janeiro

Encontro Municipal do Rio de Janeiro aconteceu no bairro da Tijuca, na Zona Norte, e reuniu mais de uma centena de delegados. Foto: Jornal A Verdade

O partido Unidade Popular realizou encontros locais em diversas regiões do estado do Rio neste fim de semana (16 e 17). Os eventos debateram a linha política partidária no enfrentamento ao fascismo e a organização local da legenda. Foram eleitos novos diretórios locais e os delegados e delegadas ao Congresso Estadual.

Redação Rio


A Unidade Popular pelo Socialismo realizou neste fim de semana congressos e encontros regionais e municipais do Estado do Rio de Janeiro. 

Neste sábado (16), os militantes da Capital, Campos e Macaé participaram dos eventos. Já neste domingo (17), foi a vez dos filiados da Região dos Lagos, Baixada Fluminense e dos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, nos quais dezenas de delegados participaram das atividades. No próximo sábado (23), está previsto o congresso regional da Região Serrana, que se realizará na cidade de Petrópolis.

Com o tema “Povo nas ruas, UP nas lutas”, estes congressos, abordaram a estratégia e tática para derrotar o fascismo e construir o poder popular no Brasil. Em todos os municípios e Regiões, houve clima de unidade e coragem dos militantes para as novas tarefas. 

Encontro municipal do Rio debateu a luta contra Bolsonaro e o fascismo

No município do Rio de Janeiro, o encontro aconteceu na Zona Norte, e contou com a participação de mais de 120 delegados. A atividade iniciou com a saudação de representantes da articulação “Povo na Rua, Fora Bolsonaro” e de partidos e organizações como o PCR e o PCB.

No debate sobre a conjuntura, foi abordada a necessidade do impulso das lutas e revoltas sociais contra o governo Bolsonaro e seus aliados. Os eventos também homenagearam os heróis e heroínas tombados nas lutas contra a Ditadura Militar Fascista de 1964 e os da crise do Covid-19 também. 

Congresso Regional da Região dos Lagos aconteceu na cidade de Cabo Frio. Foto: @goncalvescamile

Novos diretórios locais são eleitos

A urgência da mudança da atual correlação de forças depende da consolidação das lutas e mobilizações de ruas. Os congressos reafirmaram as defesas centrais da Unidade Popular. Hoje, o partido tem advogado pela devolução dos direitos trabalhistas roubados, retomada das estatais privatizadas e a auditoria da dívida pública.

Na Capital, a estudante de psicologia Bia Martins, 28, que também é do Diretório Nacional da UP, foi eleita como presidente municipal do partido. Nas outras regiões regiões foram eleitas coordenações. Em Campos, a estudante de ciências sociais Isabela Moraes, 24, foi eleita para o cargo de coordenadora geral. Na Região dos Lagos, foi montada uma Comissão Política Regional com as cidades de Cabo Frio, Araruama, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia.

Em entrevista ao Jornal A Verdade, Bia Martins afirma que “O congresso da UP reafirma nosso compromisso em lutar pelo Fora Bolsonaro hoje, para conquistar o poder popular e o socialismo amanhã. O partido dos pobres, com os pobres e para os pobres está crescendo e se tornando uma alternativa real para o povo trabalhador do nosso país.”

Os encontros também realizaram a eleição dos delegados ao Congresso Estadual do partido. Os eleitos nos encontros locais se encontrarão novamente, no próximo dia 30, na etapa estadual. Nesta atividade será eleita uma nova direção e os delegados para o congresso nacional.

Na segunda região mais populosa do Rio, a Baixada Fluminense, o encontro reuniu delegados de diversas cidades em Duque de Caxias hoje (17). Foto: @leocgalardo @rochakste
Encontro Regional das cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí reforçou a organização da UP numa das principais regiões do estado. Foto: @gabs_lhz
Em Macaé, no norte do estado, o encontro aconteceu de forma híbrida e reuniu também delegados da cidade vizinha de Rio das Ostras. Foto: @belllanv
Em Campos dos Goytacazes, a Unidade Popular debateu sua organização no maior município do interior do RJ. Foto: @larissa_oficial00

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes