UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

9º e 10º dias: programa de formação para a quarentena


Redação Piauí
Jornal A Verdade

BRASIL – Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia do Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.

Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.

LEIA MAIS:
Programa de Formação Política Para a Quarentena

3º e 4º Dia: Programa de formação para a quarentena

5º e 6º Dia: Programa de formação para a quarentena

7º e 8º dias: programa de formação para a quarentena

Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas.

9º DIA:

DOCUMENTÁRIO

CAPITALISMO UMA HISTORIA DE AMOR

Documentário de Michael Moore que mostra como  o colapso da economia mundial acaba se agravando com a crise imobiliária norte americana e como tudo isso se relaciona com o setor bancário, apresentando uma análise de características  do capitalismo, que usa os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos para liberdade de exploração e acumulação por uns , visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, e liberdade de sofrimento e miséria quase absoluta para outros, a grande parte da população que nasce e morre endividada.

2h 06min / Documentário

Direção: Michael Moore

LINK DO DOCUMENTÁRIO NO YOUTUBE:

 

TEXTO

HOMENAGEM A KARL MARX

O Jornal AVERDADE dedica este dia a homenagem a Karl Marx, um grande revolucionário, que nas palavras de seu amigo e companheiro de luta Engells, “homem que primeiro deu ao socialismo uma base científica”. Foram escolhidos dois textos para que o leitor conheça um pouco mais quem foi este grande comunista.

DISCURSO DIANTE DO TÚMULO DE KARL MARX

FRIEDERICH  ENGELS

O primeiro é o Discurso Diante do Tumulo de Karl Marx feito por Engels no enterro de Marx, com clara emoção, ele lembra dos feitos de Marx e de como ele dedicou a sua vida a causa dos trabalhadores, Marx era mais que um filosofo era uma Revolucionário. Em suas palavras ele também faz questão de lembrar, que apesar de Marx ter sido expulso de alguns países, ele não desistiu da sua luta.

Engells destaca a importância de Marx para a humanidade “…Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da natureza orgânica, Marx descobriu a lei do desenvolvimento da natureza humana […] Marx descobriu também a lei específica que move o atual modo de produção capitalista e a sociedade burguesa criada por ele”.

KARL MARX, O MAIOR PENSADOR DA HUMANIDADE

Luis Alves

O segundo é uma bela e breve Biografia, Karl Marx, o maior pensador da humanidade, publicada na edição nº48 do Jornal A Verdade escrita por Luiz Alves, onde sintetiza principais características e contribuições de Marx pra humanidade.

ARQUIVOS: 

Discurso Diante do Tumulo de Karl Marx – Engells Formatado

Karl Marx, o maior pensador da humanidade – Luis Alves Formatado

 

10º DIA:

FILME

O FÍSICO

 O Físico é baseado no livro do jornalista Noah Gordon, conhecido por retratar em seus livros a evolução da medicina, ética médica, cultura judaica e época da Inquisição.  A história se passa na Europa no século XI, Idade Média. Onde tudo que Roma desenvolvera em termos de cura caíra em esquecimento. Sem médicos ou hospitais, as pessoas estavam nas mãos de “barbeiros/curandeiros”, que com suas bebidas curavam algumas doenças. É nesse contexto que conhecemos a história de Rob Cole, um garoto que perde a mãe muito cedo pela “doença do lado” – a apendicite.

Interpretado por Tom Payne, Rob recebe os cuidados do barbeiro Bader (Stellan Sargard). Ainda criança, ele (Rob) se impressiona e quer saber cada vez mais sobre medicina. Dentro dele, há uma curiosidade imensa em entender como funciona o corpo humano e descobrir uma forma para salvar as pessoas da peste.

Mas naquela época a medicina não era acessível. Não se sabia quase nada, não era permitido fazer operações (hoje tão comum), pois não se podia abrir o corpo. Rob vai a Pérsia para estudar com Ihn Sina (Bem Kingsley), considerado o melhor médico do mundo. Ele tem um hospital, algo atípico para aquele cenário.

Porém é necessário que Rob esconda o fato de ser cristão para receber os ensinamentos durante a viagem na Ásia – já que apenas os judeus e árabes podiam entrar na Pérsia. Ele aprende como diagnosticar a apendicite, mas não pode exercer seus dotes, pois corria o risco de ser queimado em praça pública. O Xá (Oliver Martinez) adquire a peste e vê em Rob uma chance de sobreviver. Ele oferece ao jovem o seu silêncio, em troca de seus cuidados.

 

2h 35min / Aventura, Drama, Histórico

Direção: Philipp Stölzl

LINK DO FILME NO YOUTUBE:

 

TEXTO

 Princípios Fundamentais de Filosofia

Georges Politzer

O texto indicado é a Introdução do livro, Princípios Fundamentais de Filosofia, escrito por Guy Besse e Maurice Caveing, que acompanharam o curso de materialismo dialético na Universidade Nova de Paris de Georges Politzer. Tornaram-se seus discípulos e publicaram então este livro, baseado na obra original e na experiência dos ensinamentos filosóficos dispensados aos trabalhadores que frequentaram a universidade. O obscurantismo que cerca a filosofia burguesa faz com que, à primeira vista, os trabalhadores não tenham muita confiança na “Filosofia”. Por esse motivo, a introdução tem por objetivo, definir o que é a filosofia em geral, mostrar porque o proletariado deve estudá-la e que filosofia devemos estudar. 

“O estudo da filosofia não será inútil aqueles que lutam, que não se resignam; efetivamente só uma concepção objetiva do mundo lhes pode dar razões para lutar.”

O comunista e filósofo Georges Politzer, nasceu em 03 de maio de 1903, em Nagyvárad, Hungria. Participante na Revolução húngara de 1919 refugiara-se em França depois do esmagamento do poder soviético pela aliança militar entre as burguesias ocidentais e húngara e a sequente instauração do regime fascista na Hungria. A sua vida de revolucionário terminaria, ao ser entregue aos ocupantes alemães pelo governo burguês colaboracionista da França em 1942, pelo crime de ser comunista e patriota, que levaria ao seu fuzilamento depois de meses de tortura. . Sua esposa, Maï Politzer, que também fora detida, foi enviada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, falecendo em março de 1943.

Princípios Fundamentais de Filosofia é ainda hoje, uma das mais didáticas introduções ao Materialismo Dialético, à filosofia do Marxismo-Leninismo, e que recomendamos vivamente aos nossos militantes e leitores.

ARQUIVO: Principios fundamentais da filosofia -Politzer Formatado

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes