UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Rio de Janeiro recebe novos blindados para operações em favelas

Estado do Rio de Janeiro recebe novos veículos blindados de guerra para operações em favelas. Os veículos chegaram no mesmo dia que o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a previsão de gastos na casa de 900 milhões para segurança nos próximos 3 anos

Igor Marques | Rio de Janeiro


BRASIL – Na última segunda (02), o estado do Rio de Janeiro recebeu novos veículos blindados para operações violentas nas favelas. Os veículos chegaram no mesmo dia em que o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a previsão de gastos na casa de 900 milhões para segurança nos próximos 3 anos e autorização para uso da Força Nacional e Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Durante o governo de Cláudio de Castro (PL) e de seu antecessor, o fascista Wilson Witzel, a taxa de letalidade da polícia no Rio de Janeiro aumentou a níveis recordes e a própria chegada desses veículos demonstra a continuidade desse projeto de segurança pública que privilegia ações armadas em favelas sem trazer resultados concretos.

Os blindados que chegam ao estado são armas de guerra importadas dos Emirados Árabes Unidos e contam com “metralhadora de altíssima precisão”, segundo a própria Polícia Federal, e servem para “abrir caminho” nas operações em favelas. 

Essa política de morte realizada há 50 anos nas favelas do país não trouxe qualquer melhoria na vida da população pobre do nosso país. Os custos bilionários dessa política ocorrem ao mesmo tempo em que o governos federal institui o teto de gastos e corta orçamento de áreas como educação e saúde pública.

Cada dia mais, contribui apenas para dar lucros ao complexo industrial-militar, para o encarceramento em massa da juventude preta e pobre e para chacinas e mortes de inocentes, incluindo mais de uma dezena de crianças apenas em 2023.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes