UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

O Marxismo e o Estado: programa de formação para a quarentena

Leia também

FORMAÇÃO POLÍTICA – Utilize o tempo de quarentena para se formar cultural e politicamente. (Foto: Pedrosa Neto/Jornal A Verdade)

Redação Piauí
Jornal A Verdade

O Jornal A Verdade publicou o Programa de Formação Política para a quarentena, onde completou 40 dias. tendo 14.000 visualizações onde foram: 48 textos, 22 filmes, 14 documentários e 4 entrevistas. Continuem acompanhando a programação, que entrará em uma nova fase, a partir do mês de junho serão postagens temáticas, onde teremos um tema e todos os textos serão sobre ele, dando a condição do leitor se aprofundar sobre a concepção marxista referente aquele tema, o primeiro tema será sobre o Estado, onde terão textos de Lênin, Stálin e outros marxistas.

A concepção materialista do Estado para compreendê-la é necessário enxergar a divisão profunda que existe na sociedade capitalista entre as classes existentes. O estado, surge como um a estrutura a serviço da dominação e controle de uma classe sobre a outra. Engels caracteriza o estado como esta ferramenta de dominação estrutural do capitalismo que se constrói de diversas formas e se utiliza da democracia burguesa como escudo contra o que, durante seu definhamento inevitável, será sua inquestionável coveira, a revolução.

O programa selecionou dois trechos do livro “Estado e a Revolução” de Lênin, onde apresenta o Estado como “um produto do antagonismo inconciliável das classes” e outro trecho onde apresenta a análise de Karl Marx sobre o tema e mais específico sobre a experiência da “Comuna de Paris”, primeira tomada de poder pelo proletariado, e ao final apresenta “por que deve ser substituída a máquina do Estado, depois de destruída?.

Também colocamos um trecho do livro “Princípios Fundamentais de Filosofia” de George Politzer, Guy Besse e Maurice Caveing  a lição “A teoria materialista do estado” apresenta uma didática apresentação da concepção marxista sobre o Estado. Ao final trouxemos dois textos de José Stálin, o primeiro é “Anarquismo ou Socialismo” onde inicialmente apresenta as noções do materialismo e em seguida aprofunda sobre o Estado e com uma profunda luta política com os anarquistas que defendem a tese utópica da supressão imediata do Estado, o outro texto é do Livro “Fundamentos do Leninismo”, com o Capítulo IV “A Ditadura do Proletariado”, onde apresenta a função e características do estado socialista e seus desafios.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos